quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Sua palavra: Uma bênção ou maldição!

     
Um rei procurava um chefe de cozinha para o seu palácio. Propôs aos candidatos ao cargo um teste bem direto: que cada um preparasse uma refeição, a melhor que soubesse fazer. Todos foram consultar seus arquivos de receitas culinárias para escolher os mais sofisticados pratos.

Quando terminaram suas obras-primas culinárias, o rei começou a examinar cada uma com muita atenção. Eram as mais exóticas e complexas já vistas, tanto pelos ingredientes quanto pelos detalhes dos arranjos em cada prato.

A grande corrente evolutiva!

    Um imenso rio segue serenamente seu curso rumo ao oceano. Pequenas embarcações com apenas uma pessoa navegam nesse rio. São barcos individuais que flutuam na grande corrente que ira desaguar nas águas infinitas. Muitos pilotos, confusos com seus instrumentos de navegação, tentam uma rota contrária à grande corrente do rio. Desgastam suas energias em atritos constantes, pois navegam contra a corrente e os choques são inevitáveis. 


Uma segunda parte dos navegadores – a grande maioria – já aprendeu a não se opor à correnteza, mesmo desconhecendo para onde são levados.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

A busca natural do ser humano (BHAKTI YOGA-Parte II)



Aquele que busca a Perfeição pelo amor a Deus não está preocupado com as migalhas e quinquilharias da Terra. Seu ideal é a Perfeição, nada menos que isso.
      A segunda característica, também bastante importante, é a seguinte: o devo que ama ao criador verdadeiramente, desconhece o medo. Amor por medo de castigo não é amor, é servilismo. Isso seria rebaixar a Divindade ao nível de um déspota com um chicote nas mãos e uma coroa na cabeça. É infantil e deprimente quando uma criatura está nessas condições. Aquele que é um Bhakti Yogue jamais teme a Deus,

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

A busca natural do ser humano (BHAKTI YOGA-Parte I)

   

Como já vimos, é a busca da Perfeição pelo caminho da devoção. Existem diversos tipos de devoção, desde os mais inferiores e fanáticos que dão origem ao sectarismo intolerante, que separa as criaturas em guerras entre irmãos, até a devoção mais sublime e verdadeira, testemunhada por todo o Mundo por Santas criaturas que se sacrificam ensinando a união entre todos os povos pela adoração a um Único Criador.