quinta-feira, 21 de maio de 2015

Energias da sustentação - Elementos na meditação (continuação)

P
 
ranayama não é um simples exercício respiratório, mas é uma prática para a recepção do Prana (energia vital básica) para que equilibre o físico, o emocional e o mental. Esses três elementos, quando não ajustados entre si, desarmonizam a criatura, alterando o ritmo cardíaco, a pressão, a digestão, os reflexos, a visão e principalmente a respiração que diminui a oxigenação do sangue, fechando o ciclo vicioso e acelerando a queima de energias até a exaustão, favorecendo assim a ocorrência da doença.

            A respiração (Sopro Divino) é a principal fonte de energias, não apenas o oxigênio, mas uma enorme variedade de energias solares que estão no ar, sustenta o ser humano que, sem isso, perece em 5 minutos.
            O Prana (Oriente), a Força Ódica (Mesmer), o Ká (Egito), o Chi ou Ki (China), o Fluido Cósmico (Kardec) referem-se à mesma energia recebida pela respiração.

            A água é o segundo elemento nesta escala, pois é grande condutora de energias positivas quando límpida, e depuradora quando é expelida retirando as energias negativas. Alguns dias sem ela é fatal. A água tem o poder de captar nossas energias, tanto as positivas como as negativas. Nosso corpo físico é formado por uma grande percentagem de água. Pela qualidade de nossa água corporal somos grandemente afetados. O cientista japonês Masaru Emoto fez uma longa pesquisa a respeito da influência de fatores externos sobre a água. Suas conclusões estão relatadas no livro “O Poder da Água”.


            O repouso é o terceiro ponto importante na manutenção das energias e recuperação física, mental e emocional. Saber relaxar e descontrair significa não desgastar-se inutilmente. Perceber e sintonizar-se com o ritmo dos ciclos é importante.

            O último elemento nessa escala é o alimento sólido, pois é possível viver sem ele muitos dias, se necessário, desde que não faltem os três principais: o ar, a água e o repouso. O máximo cuidado deve haver com a alimentação sólida quanto à pureza, ao grau de simplicidade e principalmente quanto à quantidade, pois ela necessita de muita energia para ser processada e absorvida, sendo que muitos órgãos têm que trabalhar para isso. É grande engano praticar excessos neste último elemento para compensar a carência com os três primeiros e principais. A doença física, nervosa e mental será inevitável.

            Voltando ao Pranayama, vimos que anormalidades físicas, emocionais e mentais alteram a respiração. Podemos neutralizar esses estados com uma respiração consciente. A respiração perfeita, com vibrações sonoras e mentais (mantrans) têm influência direta no físico, nos nervos e nos pensamentos. Esse é o real significado do Sopro Divino citado na Bíblia.

            Nosso sistema respiratório é um dos maiores e mais complexos do nosso corpo, não se trata apenas dos pulmões, mas principalmente de todo o sangue (3 a 5 litros) que é o maior veículo de nossas energias vitais. A prioridade desse alimento, o ar puro, é fundamental à sanidade física, emocional, mental, psíquica e espiritual, principalmente. Temos escrúpulos com a comida sólida, a última em grau de importância: primeiro o ar, em segundo a água, em terceiro o repouso e em quarto a comida. É também o último em quantidade necessária: primeiro, o ar, dezenas de milhares de litros por dia, e em quarto e último, a comida. Podemos sobreviver sem ela por muitos dias ou normalmente com apenas alguns gramas ao dia, décimos de litro; é a água que lhe dá maior volume e peso. E apesar de todas as evidências científicas, o humano é levado pela propaganda:

VIVA BEM COMENDO MUITO – BEBENDO COM MUITAS MISTURAS: ANILINAS, CORANTES, ADITIVOS, SABORES QUÍMICOS, ÁLCOOL, ETC. – RESPIRANDO PERFUMES ARTIFICIAIS, DESINFETANTES TÓXICOS, INSETICIDAS FULMINANTES, SEM FALTAR UMA ANESTÉSICA FUMAÇA DE TABACO. DURMA BEM COM CALMANTES E PSICOTRÓPICOS, AO SOM ESTEREOFÔNICO DE APARELHOS SOFISTICADOS E RELAXE VENDO IMAGENS MULTICOLORIDAS DAS INTRIGAS E DESGRAÇAS DO MUNDO TODO. 

A inversão de valores faz a troca das coisas simples, naturais e nutrientes por outras complexas, artificiais e venenosas. Deixa-se o fundamental pelo supérfluo, o interior pela superfície, a essência pela casca, o conteúdo pelo envoltório, o espírito pela matéria, o centro pela periferia. Quem só vê a cara não vê o coração.

Texto de Iran Waldir Kirchner
Foto Ilustrativa

            

Energias de sustentação - Introdução




O
 assunto sobre as Energias de Sustentação parece que nada tem a ver com Meditação, mas tem. A concentração é um requisito indispensável à Meditação. Mas, concentração de quê?
                     Dos pensamentos, da mente, dos sentimentos e até do corpo físico.



Saber concentrar-se envolve o conhecimento das energias que influenciam nossos corpos: mental, emocional e físico. Com conhecimento, atenção e prática diária nas tarefas de rotina, aprendemos como usar as energias em nosso favor e não contra nós.

Outro ponto importante é saber que tudo em nós e ao nosso redor pulsa em ritmos cíclicos. Por exemplo: nosso coração tem ritmos próprios segundo as necessidades; a respiração também, a digestão, os movimentos físicos e repouso, e muitos outros. Observar o sincronismo desse ritmo cíclico é importante tanto para a vida diária como para a Meditação. Também a natureza em nossa volta tem seu ritmo bem claro: dias e noites, estações anuais, marés, fases lunares, ciclo das águas, e tantos outros que influenciam a vida.

Muitas outras energias estão presentes à nossa volta como sustentação do nosso equilíbrio físico, emocional, mental e espiritual. Percebemos apenas algumas delas e damos importância mais às que despertam nossos sentidos instintivos: fome, frio, sexo, medo, segurança, paladar, olfato, etc.

A força da gravidade do Planeta Terra, que nos mantém firmes no solo, nos dá equilíbrio e coordenação física. No vácuo, sem gravidade, não teríamos existência nem evolução.
Outras energias mais nos cercam, sem que percebamos. Energias telúricas, solares, lunares e cósmicas.
Estamos envolvidos interna e externamente por infinitas formas de energias de sustentação da nossa existência e pouco ou nada sabemos a respeito.

Este novo estado de consciência nos dá um conceito muito amplo da realidade da nossa existência aqui e agora. Disso provém uma segurança e equilíbrio imensos. O medo, a insatisfação, a avidez e outras anomalias diminuem muito. Começamos a nos permitir um estado de tranqüilidade e paz para saber usar a mente, emoção e o físico a nosso favor e não contra nós. A atenção, a conscientização e vivência dessas realidades são importantes para a evolução da Meditação.

continua....


Texto de Iran Waldir Kirchner
Foto Ilustrativa
            

sexta-feira, 1 de maio de 2015

A grande mãe!







D a semente envolvida pela Terra
Germina a planta protegida pelo silêncio fecundo
Aquecida pelo Sol e refrigerada pela Água
Desponta para a vida com os ares da Mãe Amada.

No coração humano existe uma semente oculta
Aguardando a Luz para desabrochar para a vida
Quando a Paz envolve os sentimentos
Pode crescer e dar frutos no amor que dá guarida.

Somos sementes sobre a Terra Mãe
O Sol nos aquece e desperta para a vida
A Rainha das Águas nos cura as feridas
As Estrelas nos guiam para a evolução.
E o Mestre nos ensina a crescer com retidão.

Rainha das Águas, és mãe zelosa
Que envolve seus filhos com matas verdejantes
O Sol, a Lua e as Estrelas nos guarnecem
Para crescermos na Luz, Paz e Amor que todos merecem.

Somos gratos às nossas Mães Queridas
Que no caminho da vida nos guiam com atenção
Elas nos acolhem nas nossas dores e lamentos
E seus ensinamentos podemos aceitar ou não.

O que poderemos querer mais nesta existência,
Onde muitas Mães nos envolvem e sustentam?
Poderemos até ser filhos ingratos e queixosos
Mas a Grande Mãe Natureza nos dará guarida e alento.

Caminhamos com carinho sobre a Terra que nos apóia
Respeitemos as plantas que nos abrigam e alimentam
A cada inspiração e a cada gota d’água, sejamos gratos
São as mãos da Grande Mãe da vida que nos acalentam.

Senhoras, hoje é seu dia de festa e gratidão
No cuidado e zelo pelos seus filhos
Que nas suas mãos vão crescer e aprender a caminhar
Seguros com a proteção do Mestre na União.

Se os filhos reconhecem ou não
Seu carinho, amor e esforços
Não se lamentem em qualquer situação.
Confiem na Mãe Divina que nos acolhe
No seu Infinito Coração.

Somos irmãos na jornada da vida
Sustentados, alimentados por muitas Mães
Confiemos, estamos todos amparados
Pela Rainha das Águas
E onde nossos pés estejam nesta Terra Sagrada.

Louvemos nossa Mãe das Matas Verdejantes,
A Mãe dos Ares que a todos envolve,
A Mãe Lua que nos inspira
E a Sagrada Estrela que nos guia.

Texto de Iran Waldir Kirchner

Foto Ilustrativa