domingo, 24 de janeiro de 2016

Características do Amor a Deus


   “  A mar Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”. Esse mandamento é a síntese de todos os outros do Antigo Testamento.
            Podemos representar o Amor a Deus como um triângulo, em que cada ângulo corresponde a uma característica. Não pode haver um triângulo sem três lados e também não pode haver Amor a Deus sem suas três características.


            A primeira característica do Amor a Deus é o fato de que não deve haver transações. Sempre que se procura algo em retribuição, não há amor, torna-se um comércio – compra e venda. Enquanto houver a idéia de obter tal ou qual favor em troca do nosso respeito e fidelidade, não existirá o Verdadeiro Amor. Quando não se consegue o que se pede, deixa-se de amar. A criatura ama e já encontra recompensa no próprio ato de Amor. Quando se vê uma bela paisagem, nada se pede a ela e nem a paisagem nos pede coisa alguma. Mesmo assim, a simples contemplação nos extasia.


            A segunda característica do verdadeiro Amor a Deus é que não se conhece o medo. O amor pelo medo seria como o dos seres primitivos que adoravam os fenômenos naturais como deuses, para que não os castigassem com catástrofes, fome e morte. O Amor é superior ao medo.
            Geralmente, a educação recebida cria na personalidade humana um sentimento de temor ao Criador, como se ele fosse um juiz pronto a castigar. A expressão “cuidado que Deus castiga” é ainda hoje muito usada. Foi esta a deformação do ser humano por muitos séculos e ainda continua, pela ignorância do verdadeiro Amor a Deus. O verdadeiro Amor vence o medo.
            Se alguém vai sozinho por uma rua e encontra um cão raivoso tem medo e corre. Mas, se está acompanhado de uma criança pequena e é atacado, o medo desaparece por amor à criança e enfrenta o perigo sem medo.


            A terceira característica do Amor a Deus é que não existe competição. Deus é o alvo máximo, sem rival. O mandamento ensina: “Amar a Deus sobre todas as coisas.”
            Não se pode amar a dois Senhores ao mesmo tempo. Esse é um preceito bíblico. Jesus e todos os mensageiros da cristandade são unânimes e convergentes em seus ensinamentos fundamentais. “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo” não é uma imposição, mas sim uma meta, um indicativo de uma maneira de ser, um estado de espírito, uma sintonia de sentimentos. Mesmo pais humanos não exigem que seus filhos os amem. Amor a Deus é a criatura estar em sintonia com a vibração Divina. É estar em comunhão com as energias mais elevadas da criação, energias de máxima sabedoria, de bem-aventurança e da criatividade Divina. A expressão dessas forças divinas em nós elevam o padrão vibratório de nossas mentes e pensamentos, nossas emoções e sentimentos e, finalmente, a nossa capacidade criativa, concretizando em realizações a vontade do Amor de Deus. Deixaremos de agir de modo materialista e egoísta, passando a agir como Filhos do Amor Divino.
Seja feita a vossa vontade e não a minha.

Texto de Iran Waldir Kirchner
Foto ilustrativa


segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Espiritismo e o amor divino!

   

  “ amor é de essência divina, e, desde o primeiro até o último, possuís no fundo do coração a chama desse fogo sagrado. É um fato que haveis podido constatar muitas vezes; o homem mais abjeto, o mais vil, o mais criminoso, tem por um ser, ou por um objeto qualquer, uma afeição viva e ardente, à prova de tudo que tendesse a diminuí-la, e atingindo, freqüentemente, proporções sublimes.” (Evangelho segundo o Espiritismo, A Lei de Amor, Capítulo XI, 9)

A Reencarnação


            Demonstra o Amor Divino pelas oportunidades contínuas de evolução espiritual. Deus não seria nem justo nem amoroso se nos desse uma única chance, uma vida apenas; ou ganharíamos a glória dos céus ou a condenação eterna. Nem um pai humano é tão cruel assim.


            “Há algumas pessoas a quem a prova da reencarnação repugna, no sentido de que outros participem de suas afetuosas simpatias, das quais são ciosas. Pobres irmãos! É vossa afeição que vos torna egoístas; vosso amor está restrito a um círculo íntimo de presentes ou de amigos, e todos os outros vos são indiferentes. Pois bem! Para praticar a lei do amor, tal como Deus a entende, é preciso que chegueis, progressivamente, a amar todos os vossos irmãos, indistintamente. A tarefa será longa e difícil, mas se cumprirá: Deus o quer, e a lei de amor é o primeiro e o mais importante preceito de vossa nova doutrina, porque é a que deverá, um dia, matar o egoísmo, sob qualquer forma que ele se apresente; porque, além do egoísmo pessoal, há ainda o egoísmo de família, de casta, de nacionalidade. Jesus disse: ‘Amai vosso próximo como a vós mesmos’; ora, qual é o limite do próximo? A família, a seita, a nação? Não, é a Humanidade toda. Nos mundos superiores, é o amor recíproco que harmoniza e dirige os Espíritos avançados que os habitam, e vosso planeta, destinado a um progresso próximo por sua transformação social, verá praticar, por seus habitantes, esta lei sublime, reflexo da Divindade.


            Os efeitos da lei de amor são o aperfeiçoamento moral da raça humana e a felicidade durante a vida terrestre. Os mais rebeldes e os mais viciosos deverão se reformar quando virem os benefícios produzidos por esta prática: Não façais aos outros o que não quereríeis que vos fosse feito, mas fazei-lhes, ao contrário, todo o bem que está em vosso poder fazer-lhes.” (Evangelho segundo o Espiritismo, A Lei de Amor, Capítulo XI, 9) 

Lei do Carma 

            É o entendimento das Leis Divinas, não como castigos, mas como orientações para evolução e libertação da ignorância. Até o mundo material transitório é regido por leis precisas da física, química, mecânica – astronômica ou microscópica – tudo para manter o equilíbrio harmônico do Universo: o mundo Espiritual, que é Eterno e, por isso mesmo mais perfeito em leis e normas. Tudo isso, são provas do Amor Divino, que é ordem, e não caos. 

Mediunidade 

            A assistência direta de bons Espíritos sem discriminação de raça e estado social é uma prova incontestável do Amor Divino, atuante em toda a humanidade para libertar-se do materialismo opressor e cego. 

Integração e comunhão 

            O Espiritismo resgata o espírito humano para a sua Pátria Espiritual. Antes isolado e perdido na criação, descobre a sua família espiritual, infinitamente maior que a família material. A Fraternidade é entendida e vivenciada, transpondo fronteiras e vencendo discriminação e preconceitos. Somos filhos de um mesmo Ser que é Bondade e Sabedoria.
 Autoconhecimento: sua identidade espiritual

            Nossa verdadeira identidade nos é confirmada pelo Espiritismo. Somos espíritos encarnados, algo bem maior do que seres humanos, filhos da matéria humana.
            É também o descobrimento de nossa origem espiritual pelas orientações dos guias espirituais de como evoluir em pensamentos, sentimentos e atos. Deixar a nossa pequena vontade humana – que é limitada – para assumir a vontade do nosso Pai – que é infinita. Como diz o texto da oração que Jesus nos ensinou: Seja feita a vossa Vontade e não a minha.

Texto de Iran Waldir Kirchner
Foto Ilustrativa