sábado, 13 de junho de 2015

Auto-conhecimento (Parte II)

1.F ase mais superficial, material, imediatista. Nome, família, condição social, profissão, etc. Impera o instinto de preservação, segurança, integridade externa. Fase onde imperam os cinco sentidos. Dimensão onde interagimos naturalmente e é realimentada e sustentada como prioritária a qualquer custo, motivo quase único da grande maioria. Características humanas: individualismo egoísta, dualidades conflitantes, competições desgastantes. Estados de consciência: prevalece o mental inferior comandado pelo emocional instintivo, com pouco ou nada de auto-conhecimento.


2. Fase de auto-conhecimento mais interna. Temperamentos diversos. Melhor grau de percepção do físico, emocional e mental. Conhecimento de suas possibilidades e limites. Fase de auto-conhecimento geralmente despertada por impactos quando há crises de saúde física, emocional e mental. Características humanas: melhor compreensão dos semelhantes, começo da solidariedade mesmo que ainda dualista, auto-estima, respeito, humildade e busca de outros valores. Estados de consciência: um pouco de reflexão sobre a realidade pessoal ainda atrelada ao ego humano. Início do auto-conhecimento mais profundo e procura de recursos apropriados como estudos, meditação, compartilhar de experiências, etc.


3. Fase de percepção do EU Maior, Consciência. Observador da realidade individual limitada e da Realidade Maior envolvente onde vivemos e interagimos. Percepção das limitações das fases anteriores, dominadas pela ilusão dos sentidos. Auxílio de níveis de consciência diferenciados e acima das duas condições anteriores. Percepção do que transcende o que é materialmente imediato. Fase difícil de comprovar cientificamente, só sinalizada por conceitos filosóficos e religiosos por uma sensibilidade acima do comum. Percepção do transcendente, do metafísico e também do imanente em cada pessoa, em cada reino. Percepção da Grande Unidade onde vivemos. Características humanas: grau de integração ampliada. Compreensão do monismo universal. Compreensão dos corpos sutis, chakras, equilíbrio dos opostos (Ying – Yang, bateria). Estados de Consciência: focalização mais voltada à evolução de si mesmo e da espécie humana, em conjunto com os reinos naturais. Investimento no que é superior ao trivial, comum, corriqueiro. Estado de Comunhão com o Universo pelo essencial, pelo espiritual, transcendendo os reflexos múltiplos e aparentemente confusos e inexplicáveis.

 Texto de Iran Waldir Kirchner
Foto Ilustrativa  OK





Nenhum comentário:

Postar um comentário