quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Consciência - (Parte I)


O que se entende vulgarmente por consciência


      Existem duas linhas de interpretação do que se chama Consciência. Uma é  a científica, que diz que é consciente aquele que está  de posse de suas faculdades mentais e consegue se relacionar com o meio ambiente, e qualquer outro estado fora deste seria o de inconsciência, como o sono, o desmaio, o transe e outros que impeçam qualquer relacionamento com o mundo exterior. Vemos que este é um modo muito limitado para definir consciência sob o ponto de vista filosófico.
      O outro modo é o mais popular e tem um sentido mais espiritual, como por exemplo, quando alguém diz que lhe dói a consciência, ou que deve ouvir a voz da consciência, ser consciencioso, ou que fulano não tem consciência. Esta maneira de ver a Consciência, apesar de ser bem simples, é a que está mais de acordo com a realidade. O outro conceito é puramente material e limitado aos conceitos materiais.

 

O que se deve entender por Consciência


      No ocultismo, não existe uma definição para Consciência. Isso se deve ao fato de que Consciência é uma das três características do Ser Único e Absoluto – SAR – CHIT – ANANDA: Ser – Consciência – Bem-aventurança, ou Felicidade. Portanto, ao se referir à Consciência da criatura humana, está se referindo à própria Divindade existente no ser humano. Mas esta Pura consciência, apesar de ser Real, está como que encoberta, ou melhor, está velada. Isso não quer dizer que esteja completamente anulada pelos véus que a escondem, pois está atuante na criatura apesar dos obstáculos. E a prova disso é que as pessoas comuns, sem qualquer conhecimento oculto, sentem e demonstram essa realidade quando se referem à sua própria consciência. 

Os véus da Consciência 

      (Adi, Anupadaka, Nirvânico, Búdico, Mental, Sub-astral, Físico) 

      Todos os estudantes de ocultismo por certo já ouviram referência sobre os Sete Planos onde se manifesta a Pura Consciência do SER. Cada plano tem o mesmo efeito de um véu ou de um filtro. O sétimo e último véu é o plano Físico, sendo o mais denso de todos e o que mais a encobre. É um estado vibratório da Consciência, dos mais baixos. A ciência prova hoje que matéria é energia concentrada, qualquer material, seja qual for, é energia diferente em diferentes graus de concentração. A bomba atômica é um exemplo disso: é a liberação total da energia contida em certo tipo de matéria física, as usinas nucleares já liberam energia de um modo controlado. E não precisamos ir muito longe para compreender isso. Temos exemplos mais simples no dia-a-dia. Isso é apenas para ilustrar e exemplificar o efeito do plano como um Véu sobre a Consciência. A condição material encobre por sete vezes a Consciência do mesmo modo como o espaço ocupado por uma mesa, sua forma, cor, tamanho, peso, valor, etc., é um véu que encobre a percepção da energia que ela é realmente. Do mesmo modo que a energia é um outro véu sobre outra realidade. 

Texto de Iran Waldir Kirchner
Foto Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário