sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Só valorizamos aquilo que perdemos!

Dia das Mães, dia de pensar, de refletir.

 Um fato curioso acontece na vida de quase todos nós. Quando perdemos alguém ou alguma coisa nos sentimos prejudicados, abatidos, magoados.
Mas, será que nós valorizávamos devidamente o que perdemos?
Acontecem coisas maravilhosas em nossa vida, todos os dias, todos os minutos. O simples fato de estarmos vivos já é um milagre, pelo qual só temos que agradecer.

Muitas vezes, acordamos de manhã já com o pensamento voltado para as coisas materiais, para nossos compromissos, nossas contas, nosso trabalho... Esquecemos de agradecer por mais um dia em nossa vida, pelo sono reparador, pela cama aconchegante que nos acolheu durante a noite...

Levantamos correndo, apressados, pensando que um dia de 24 horas é pouco para tudo o que temos a fazer.

Se pararmos para pensar, veremos que temos muito mais a agradecer do que a pedir. Agradecer pelo corpo saudável, pela casa que nos abriga, pelo trabalho que temos, pelas amizades que fazemos ao longo de nossa vida...

Nem sempre temos tudo aquilo que desejamos, mas por certo temos tudo aquilo que merecemos.

Muitas vezes quando perdemos um ente querido ficamos nos sentindo desamparados, às vezes até nos revoltamos pensando: por que isso acontece comigo? Choramos a saudade, lamentamos a ausência. Mas, será que durante a vida daquele ente querido nós lhe demos o devido valor? Quantas vezes paramos para escutá-lo, fizemos um carinho, tivemos alguns minutos de atenção?

 Vemos certos jovens, rebeldes, revoltados com a vida, com os pais, engaiolados em seu egoísmo. Esses jovens crescem, amadurecem e um dia os pais se vão... Muitas vezes, isso acontece quando aquele jovem já não é mais tão jovem assim. Mas, o sentimento de “orfandade” é o mesmo, seja qual for a idade.

E agora? Quantos abraços não foram dados, quanto carinho ficou retido, quantas palavras não foram ditas... O que poderia – e deveria – ser feito não foi feito, agora é tarde para o arrependimento.

 O dia das mães me faz pensar em todas aquelas mães que não têm o carinho de seus filhos, que não recebem aquele abraço que tanto sonharam ou que não podem ter seus filhos perto de si.

 Uma das maravilhas que acontecem em nossa vida é o fato de termos tido uma mãe. Seja ela como for. Algumas vezes pensamos que nossa mãe poderia ter feito mais por nós, poderia ter sido desta ou daquela maneira, poderia ter nos educado de outra forma, poderia... poderia... Esquecemos de pensar que ela fez o melhor que pôde, fez tudo o que sabia. Se não fez mais ou melhor é porque era humana e, como tal, tinha erros e acertos, como todos nós. Esquecemos de lembrar quanto sacrifício ela fez para nos criar, quanta dor causamos a ela, mesmo sem ter consciência. E o mais sério: quantas vezes esquecemos de agradecer pelo que ela fez, pelo carinho que nos deu, enfim, pelo simples fato dela existir.

Neste dia das Mães vamos dar um carinhoso e forte abraço em nossa mãe, pessoalmente ou em pensamento, física ou espiritualmente. Não importa onde ela esteja, ela sempre será nossa Mãe.

A todas as mães do mundo, nosso sincero agradecimento e nosso carinhoso abraço. 
 
Texto de Cecy Kirchner
Foto ilustrativa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário