quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O que realmente importa!



     Alguns dias atrás li uma mensagem muito interessante, que me fez pensar.

     “Um professor, diante de sua classe de filosofia, sem dizer uma só palavra, pegou um pote de vidro, grande e vazio, e começou a enchê-lo de bolas de golfe. Em seguida, perguntou aos alunos se o frasco estava cheio e imediatamente todos disseram que sim.

     O professor, então, pegou uma caixa de bolas de gude e esvaziou-a dentro do pote. As bolas de gude encheram todos os vazios entre as bolas de golfe. O professor voltou a perguntar se o frasco estava cheio e voltou a ouvir de seus alunos que sim.

     Em seguida, pegou uma caixa de areia e esvaziou-a dentro do pote. A areia preencheu os espaços vazios que ainda restavam e ele perguntou novamente aos alunos que responderam que o pote agora estava cheio.

     O professor pegou um copo de café (líquido) e o derramou sobre o pote, umedecendo a areia.

     Os alunos riram da situação e o professor falou:

     Quero que entendam que o pote de vidro representa nossas vidas. As bolas de golfe são os elementos mais importantes, como Deus, a família e os amigos. São com eles que nossas vidas estariam repletas de felicidade. As bolas de gude são as outras coisas que importam: o trabalho, a casa bonita, o carro novo, etc. A areia representa todas as pequenas coisas. Mas, se tivéssemos colocado a areia em primeiro lugar no frasco, não haveria espaço para as bolas de golfe e para as bolas de gude.

     Um aluno se levantou e perguntou o que representava o café.

     O professor respondeu:

     O café serve apenas para demonstrar que não importa o quão ocupada esteja nossa vida, sempre haverá lugar para tomar um café  com um amigo.”

     O mesmo ocorre em nossas vidas. Muitas vezes gastamos todo o nosso tempo e nossa energia com as pequenas coisas e nunca temos lugar para aquelas coisas que realmente importam. Prestemos atenção às coisas que são primordiais para a nossa felicidade – buscar a Deus e crer n’Ele, buscar o conhecimento, brincar com os filhos, passear com a família, estudar, praticar o esporte favorito, ajudar os que nos procuram... Sempre haverá tempo para as outras coisas.

     Sempre costumo dizer que meu tempo é muito precioso e muito curto para ser gasto com coisas supérfluas, insignificantes. Existem tantas coisas maravilhosas com que nos ocupar que elas preenchem a nossa vida nos tornando pessoas felizes.

     O importante mesmo é se ocupar das “bolas de golfe” em primeiro lugar. O resto é apenas “areia”... 
 
Texto de Cecy Kirchner
Foto ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário