sábado, 22 de dezembro de 2012

Antropocentrismo!


     “Criou, pois, Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; o homem e mulher os criou. Deus os abençoou e lhes disse: frutificai, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra. Disse Deus mais: eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, e todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento. A todos os animais selvagens e a todas as aves do céu e a tudo que se arrasta sobre a terra, em que há vida, tenho dado todas as ervas verdes para lhes servirem de mantimento; e assim se fez”. (Gênesis 1: 27-30).

     Antropocêntrico, segundo Aurélio Buarque, é o que considera o homem como o centro ou a medida do Universo, sendo-lhe por isso destinadas todas as coisas; que concebe o Universo em termos de experiências ou valores humanos; diz-se principalmente das ingênuas doutrinas finalísticas que admitem que todas as coisas foram criadas por Deus para propiciar só a vida humana.

     A interpretação superficial, ao pé da letra morta, desconhecendo o espírito da letra, levou a humanidade a cometer erros graves em toda a sua história. Hoje vemos as conseqüências do egocentrismo humano na depredação da Natureza em todos os sentidos. Até as crianças hoje já entendem a necessidade de preservação da vida em todos os reinos materiais para a saúde do planeta Terra e de todos que aqui vivem.

     Mas padrões negativos ainda nos bloqueiam o entendimento para uma Realidade Cósmica onde vivemos que tem leis precisas e perfeitas para manter a harmonia e o equilíbrio Universal. Esta Realidade é Supra Inteligente e atuante, nada ou coisa alguma escapa de suas leis de ação e reação na sua evolução dinâmica constante. Somos sustentados, tanto interna como externamente, por essa sinfonia de perfeição. Desde o átomo até uma galáxia estão banhados nesse Fluido Cósmico de Perfeição. Um pensamento, uma emoção ou um ato qualquer interage nesta Unidade e a reação é inevitável. Se estivermos em sintonia com a mente, a emoção e a ação, estaremos em comunhão de bem-aventurança.
 
Somos pequenos aprendizes diante da Sabedoria Universal. Nossos erros fazem parte do aprendizado e é por isso que eles nos chamam tanto a atenção e preocupam filósofos e cientistas que procuram o equilíbrio para a humanidade com seus códigos de leis e invenções. Infelizmente, as divergências se sobrepõem às convergências, a competição ao compartilhar, alimentados por padrões negativos, heranças de interpretações parciais, egocêntricas e preconceituosas.

     Somos realmente imagem e semelhança do Ser Criador, mas em potencialidades e não em aspectos exteriores, forma, cor, etc. Isso seria limitar e condicionar o Infinito para satisfazer o nosso ego pessoal e alimentar preconceitos na humanidade. Todos os dons e talentos que recebemos são para serem aplicados com responsabilidade dentro de um Planejamento Cósmico, é o que diz a oração: “Seja feita a Vossa Vontade e não a minha”. Não somos o centro da Criação e nem os “donos da verdade”, apesar da idolatrada “evolução humana”. Estamos no jardim da infância da Escola da Vida Universal, e como crianças geniosas queremos todas as liberdades e nos rebelamos com as conseqüências e responsabilidades.

      Muitos Mestres da Sabedoria Universal deixaram seus ensinamentos para a humanidade em todos os livros sagrados. Se soubermos tirar o véu da letra morta, veremos o espírito da letra e a Divina convergência em todos eles. 
 
Texto de Iran Waldir Kirchner
Foto Ilustrativa

Um comentário: