sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Auto-realização pelo amor. (Parte II)

MOTIVAÇÃO 

      Poderemos notar em todos nós que sempre estamos à procura de algo, em busca de um objetivo, de um ideal. Mesmo nos animais isso existe, mas em forma menos racional, meio instintiva. Isso é uma constante no ser humano, seja ele quem for – letrado ou analfabeto, homem ou mulher, criança ou adulto. É impossível imaginar alguém que não procure algo melhor para si mesmo, até mesmo o andarilho errante, que aparentemente não tem nenhum ideal, acredita que naquela maneira de vida achará algo que lhe falta. Portanto, se existem diferenças, são os objetivos e os modos de alcançá-lo, mas o impulso natural é o mesmo em todos nós.

      É justamente o ponto dos nossos objetivos que é necessário compreendermos bem. Por exemplo: todos nós buscamos diversos objetivos ao mesmo tempo. Temos os objetivos do dia-a-dia, do mês, do ano, etc.

      Até  este ponto, tudo bem. Pode-se entender perfeitamente os objetivos de curto, médio e longo prazo, mas todos eles são, geralmente, relativos a nós como pessoas físicas, pessoais, materiais. Todos eles são justificáveis mas somente com relação a esta nossa personalidade transitória, com uma duração média de 60 a 80 anos apenas.

      Mas, nós todos que estamos aqui temos a convicção de que não somos apenas esta casca descartável. Caso contrário, não estaríamos aqui neste local, neste instante. Pode parecer mórbido e deselegante, mas quem pode ter certeza de que amanhã poderá contar com sua própria carcaça material para a qual temos tantos objetivos? 

Mas, se não for amanhã, algum dia vamos ter que abandoná-la inevitavelmente. E daí nos veremos como realmente somos: individualidades espirituais eternas. Vamos colocar agora uma pergunta a nós mesmos: qual o objetivo justificável e correspondente para essa criatura imortal que somos realmente? Se pensarmos profundamente sobre isso, todos nós vamos ter a mesma resposta: nosso ideal seria nada menos que a ILUMINAÇÃO, nada menos que a LIBERTAÇÃO, e nada menos que a REALIZAÇÃO.

Texto de Iran Waldir Kirchner 
Foto ilustrativa 



Nenhum comentário:

Postar um comentário