quinta-feira, 21 de maio de 2015

Energias de sustentação - Introdução




O
 assunto sobre as Energias de Sustentação parece que nada tem a ver com Meditação, mas tem. A concentração é um requisito indispensável à Meditação. Mas, concentração de quê?
                     Dos pensamentos, da mente, dos sentimentos e até do corpo físico.



Saber concentrar-se envolve o conhecimento das energias que influenciam nossos corpos: mental, emocional e físico. Com conhecimento, atenção e prática diária nas tarefas de rotina, aprendemos como usar as energias em nosso favor e não contra nós.

Outro ponto importante é saber que tudo em nós e ao nosso redor pulsa em ritmos cíclicos. Por exemplo: nosso coração tem ritmos próprios segundo as necessidades; a respiração também, a digestão, os movimentos físicos e repouso, e muitos outros. Observar o sincronismo desse ritmo cíclico é importante tanto para a vida diária como para a Meditação. Também a natureza em nossa volta tem seu ritmo bem claro: dias e noites, estações anuais, marés, fases lunares, ciclo das águas, e tantos outros que influenciam a vida.

Muitas outras energias estão presentes à nossa volta como sustentação do nosso equilíbrio físico, emocional, mental e espiritual. Percebemos apenas algumas delas e damos importância mais às que despertam nossos sentidos instintivos: fome, frio, sexo, medo, segurança, paladar, olfato, etc.

A força da gravidade do Planeta Terra, que nos mantém firmes no solo, nos dá equilíbrio e coordenação física. No vácuo, sem gravidade, não teríamos existência nem evolução.
Outras energias mais nos cercam, sem que percebamos. Energias telúricas, solares, lunares e cósmicas.
Estamos envolvidos interna e externamente por infinitas formas de energias de sustentação da nossa existência e pouco ou nada sabemos a respeito.

Este novo estado de consciência nos dá um conceito muito amplo da realidade da nossa existência aqui e agora. Disso provém uma segurança e equilíbrio imensos. O medo, a insatisfação, a avidez e outras anomalias diminuem muito. Começamos a nos permitir um estado de tranqüilidade e paz para saber usar a mente, emoção e o físico a nosso favor e não contra nós. A atenção, a conscientização e vivência dessas realidades são importantes para a evolução da Meditação.

continua....


Texto de Iran Waldir Kirchner
Foto Ilustrativa
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário