terça-feira, 23 de outubro de 2012

A gratidão!


 
Uma bela mensagem de Chico Xavier me chegou às mãos e me fez refletir.

     “Quando você conseguir superar graves problemas de relacionamento, não se detenha na lembrança dos momentos difíceis, mas na alegria de haver atravessado mais essa prova em sua vida. Quando sair de um longo tratamento de saúde, não pense no sofrimento que foi necessário enfrentar, mas na bênção de Deus que permitiu a cura. Leve na sua memória para o resto da vida as coisas boas que surgiram nas dificuldades. Elas serão uma prova de sua capacidade e lhe darão confiança diante de qualquer obstáculo.”

     Essa mensagem me lembrou uma amiga muito querida que não vejo há tempo. Ela é uma pessoa maravilhosa, guerreira, batalhadora, que vence os obstáculos por maiores que sejam. Ela costuma dizer que não tem problemas na vida, e sim experiências. Realmente. Fico pensando em quantas lições ela deve ter aprendido com o marido extremamente rígido, seco, nada carinhoso, que a feria emocionalmente. Quanto deve ter aprendido quando ele ficou sem emprego, já com seis filhos para criar. O que será que ela aprendeu quando a filha pereceu afogada numa piscina com apenas oito anos de idade? Os anos se passaram e ela continuou tendo “experiências”. O primeiro neto – criança linda – logo apresentou problemas de saúde. O diagnóstico foi claro: hidrocefalia. Problemas? Jamais. Só “experiências”... E muita, muita gratidão...

     Sempre que algum problema surge em minha vida lembro dessa amiga forte e decidida. Ela sempre me serviu de exemplo. Inúmeras foram as lições que ela aprendeu ao longo da vida. E nunca se deixou abater pelos revezes. A cada provação, um sorriso nos lábios e a certeza de que a lição que aprendera a faria ainda mais forte e preparada.

     Ver o lado positivo de todas as experiências pelas quais passamos muitas vezes é difícil. Quantas vezes reclamamos que temos imposto de renda para pagar, despesas com a casa... e não nos lembramos de agradecer por ter um emprego, por ter um teto que nos abrigue. Ficamos irritados com o despertador que nos acorda bem cedinho, mas não nos lembramos de agradecer por estarmos acordando para mais um dia de vida, por estarmos vivos. Reclamamos da comida, mas esquecemos de agradecer por termos o alimento à nossa mesa, quando tantos não têm sequer um pedaço de pão seco. O que muitas vezes para nós é um problema, para nosso irmão seria uma bênção.

    - Reclamamos que a roupa está apertada, mas esquecemos de agradecer por estarmos bem alimentados.
   -  Reclamamos de não encontrar vaga para estacionar, mas esquecemos de agradecer por ter um carro que nos leva onde precisamos ir.
   -  Reclamamos do barulho do nosso vizinho, mas esquecemos de agradecer por ouvirmos tão bem...
  -   Reclamamos da sombra, mas esquecemos de agradecer pelo sol.
   -  Reclamamos do frio, mas esquecemos de agradecer pelos agasalhos que temos.
  -   Reclamamos de cansaço, mas esquecemos de agradecer pelo trabalho que nos dá o dinheiro necessário para vivermos.

     Enfim, reclamamos de tudo, mas esquecemos que só temos a agradecer sempre pelas coisas boas em nossa vida, por tudo que a natureza nos proporciona, por tudo o que o nosso Pai Maior nos dá sem nada pedir em troca. A gratidão é a nossa maior prova de amor para com Ele.
 
Texto de Cecy Kirchner 
Foto ilustrativa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário