quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Competir ou compartilhar!


Nosso corpo formado pela cabeça, tronco e membros, com órgãos de percepção, digestão, circulação, locomoção e outros, é um exemplo claro de uma lei de coesão e sustentação que atua para sobrevivência do ser humano. Vamos chamar isso de lei do compartilhar. Cada órgão, não levando em conta o grau de importância, compartilha com os demais seu valor, para o bem estar do conjunto. Se qualquer um deles tentasse ser prepotente e competir com os demais órgãos, provocaria um conflito e, conseqüentemente, o desequilíbrio e a doença.

Somos muito mais do que apenas órgãos físicos e funcionais: temos partes menos concretas que integram nossa personalidade. São nossos sentimentos e pensamentos que interagem no conjunto de modo incisivo e direto. Todos já sentimos quando eles estão em conflito e não compartilham para o bem estar do conjunto.

Depressão, neuroses, estresse, etc. são as conseqüências.

Se observarmos atentamente a natureza ao nosso redor, a Lei do Compartilhar está presente nas matas, nas águas, nos ares, na terra, no sol, nos animais. Qualquer efeito dominante de um desses elementos sobre os demais significa catástrofes que afetam todo o conjunto. Portanto, a Lei do Compartilhar é uma norma universal para preservação do equilíbrio da natureza, seja ele de nível atômico, celular, orgânico, ecológico, planetário ou galáctico. É atuante tanto no nível micro como macroscópico.

Competir é uma exceção, uma anomalia, uma doença. A humanidade, na sua história, tem a confirmação dessa Lei do Compartilhar (Lei da Unidade Universal) e está aprendendo ainda, de modo empírico, que quando essa lei é contrariada as reações são inevitáveis: guerras, epidemias, conflitos sociais, criminalidade, desequilíbrio ecológico e tantos outros males já conhecidos.

Cada um de nós é uma célula do corpo da humanidade. Temos consciência da importância de nossas ações que influem em nós mesmos e em toda a humanidade? Ou vamos agir aleatoriamente e esperar reações favoráveis?

Individualismos caprichosos, discriminações separativistas, competição egoísta, dominações trarão bons resultados na família, na comunidade, na política, na religião?

Competir ou compartilhar – a escolha é sua, mas a reação é inevitável, dentro de você e ao seu redor. As leis da Unidade Universal são imutáveis.

Conheça-se, comunique-se e realize-se.

Texto de Iran Waldir Kirchner
Foto ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário