terça-feira, 30 de outubro de 2012

Mens sana in corpore sano! (Mente sã em corpo são))


O ser humano tem uma muita atenção com a questão corporal: a aparência, a higiene, a alimentação, etc. A grande maioria é vítima da falsa propaganda que condiciona a mente humana a fim de obter maiores lucros.  “Consuma este produto e seja feliz”.

     Somos apenas uma pele com sensações? Nossa vida se resume naquilo que comemos, vestimos, cheiramos, ouvimos, olhamos e tateamos?

     Nossos valores internos – pensamentos e sentimentos – são considerados muito importantes até mais que os exteriores. Uma mente sadia, com sentimentos sadios, influi decisivamente em nosso corpo. A insanidade mental e emocional desequilibra e põe em risco funções vitais básicas: circulação sangüínea, digestão, mobilidade, e também relacionamentos e outras mais. Assim, será que a higiene mental e emocional é desnecessária ao nosso bem estar?

     A vida prática prova que a qualidade de nossos pensamentos e sentimentos exerce influência direta sobre cada um de nós. Sabemos cuidar do lixo físico da nossa casa, mas espalhamos, e até jogamos em nossos semelhantes, nosso lixo mental e emocional: raiva, preconceitos, julgamentos, pessimismo, discriminações, inveja, traumas e complexos. Poluímos nossa atmosfera mental e emocional e é dentro dela que vamos viver nosso dia-a-dia. A água, o sabonete e perfumes não removem essa poluição. Vamos ver o mundo ao redor através das lentes dos nossos pensamentos e sentimentos. Se forem límpidos e harmoniosos, veremos e sentiremos a verdadeira Realidade. Caso contrário, seremos vítimas da Grande Ilusão.

     Já  ensinava o Mestre Nazareno, hoje tão esquecido: “Não é o que entra pela boca que contamina, mas o que sai da boca, porque o que sai da boca vem do coração e dos pensamentos. Isso realmente é o que contamina.”

     Viver apenas na superficialidade, na aparência de nossa individualidade e esquecer nossos valores internos pode nos afastar do caminho para a felicidade que todos nós procuramos.

     É necessário que façamos periodicamente uma avaliação de nosso estado emocional e mental. Só nos conhecendo realmente é que podemos nos direcionar para o nosso crescimento interior. Para isso temos recursos ao nosso alcance: a meditação como um meio de autoconhecimento e aprimoramento. Dessa forma, deixaremos de ser vítimas das circunstâncias para nos tornarmos donos do nosso próprio destino. 
 
Texto de Iram Waldir Kirchner
Foto Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário