quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Somos livres?


Cogito, ergo sum”. Penso, logo existo. O Criador idealizou a criação com sua Sabedoria e ela surgiu. Somos semelhantes a Deus neste poder idealizador e criativo.

Quando o homem pensou, começou a evoluir e vencer a animalidade que o dominava e limitava seu progresso. Recebemos esse talento idealizador para ser bem aplicado e multiplicado para o bem e para a luz. Se o enterrarmos no materialismo egoísta e animalesco, seremos escravos do mal e das trevas.
Pensar é para deixar de rastejar no efêmero. Pensar é voar, vencer o tempo e o espaço rumo ao infinito.

Mas, cuidado! Mentes perversas, manipuladoras e massificantes podem sufocar nossa liberdade para servirmos aos seus propósitos inconfessáveis. Ilusões, engodos são usados como entorpecentes para bloquear nosso discernimento. Assim, a trama sutil não será percebida.

Muitos povos são vítimas desses poderes maléficos e escravizantes. Seremos livres quando nossa mente liberta chegar aos pés Daquele que nos deu o talento de pensar e, com fé e humildade, pedirmos: “Faça-se a vossa vontade e não a minha”. Seremos livres quando vivenciarmos em pensamentos, sentimentos e atos, a Sabedoria, o Amor de Deus, sem temer a animalidade que espreita.

Os grilhões que nos prendem são muitos. Uns estão fora de nós, visíveis e percebidos. Outros, os piores, os mais difíceis de romper, são os grilhões invisíveis e internos. Alguns desses grilhões recebemos como herança, outros pela educação materialista e outros ainda daqueles que se intitulam “os donos da verdade”, a respeito dos quais Jesus já advertia: “Estão à porta, não entram e não deixam entrar”. Disse também “Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará”.

Muitos outros ensinamentos nos deixou o Mestre, como chaves para abrir a porta da Liberdade. Que o Pai nos dê coragem e ousadia para usarmos esses ensinamentos-chaves para romper todos os grilhões e sermos realmente livres.

Por Iran Waldir Kirchner
Foto ilustrativa

Um comentário:

  1. Lindo texto! Lúcido como o autor. Que Deus nos permita ter a verdade sempre presente em nossas vidas e nos capacite para percebê-la!

    ResponderExcluir