quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Se desejas ser feliz


A felicidade é, além de uma aspiração natural, um direito que temos.

     Muitas vezes nos perguntamos: o que fazer para ser feliz? Existe a felicidade?

     Nos momentos em que nos sentimos tristes, parece que a felicidade é  um bem inalcançável. Esquecemos de todas as coisas boas que nos rodeiam e só pensamos em nosso problema. Aí reside o grande erro. Se nos fixamos nos maus momentos, nas sombras, nossos olhos não conseguem enxergar o outro lado da situação – o bom.

     Este inspirador texto mostra isso muito bem:

     “Se desejas ser feliz, vive cada momento de forma integral, reunindo as cotas de alegria, de esperança, de sonho, de bênção, num painel plenificador.

     As ocorrências de dor são experiências para as de saúde e de paz.

     A felicidade não são coisas: é um estado interno, uma emoção.

     Abençoas os acidentes de percurso, que denominas como desdita, segue na direção das metas, e verás quantas concessões de felicidade pela frente, aguardando por ti. Quem avança monte acima, pisa pedregulhos que ferem os pés, mas também flores miúdas e verdejante relva, que teimam em nascer ali colocando beleza no chão. Reúne essas florzinhas em um ramalhete, toma das pedras pequeninas fazendo colares, e descobrirás que, para a criatura ser feliz basta amar e saber discernir, nas coisas e nos sucessos da marcha, a vontade de Deus e as necessidades para a evolução. (Joana de Ângelis)”

     Certa vez, uma amiga me disse que não tinha problemas em sua vida, somente experiências. É verdade. Se pensarmos nos problemas como experiências, eles se tornam mais fáceis de resolver e são aproveitados para nosso crescimento. Isso faz com que vivamos integralmente todos os momentos de nossa vida, sempre aproveitando as lições que eles nos trazem. Essas lições – como na escola – precisam ser aprendidas para que “passemos de ano”.

     Encarar a vida com otimismo faz parte da receita para a verdadeira felicidade.

     Observar a beleza que nos rodeia, sentir o perfume das flores, acompanhar o vôo de uma colorida borboleta, sentir o amor que um animalzinho pode nos inspirar, dar um forte abraço, participar das brincadeiras de uma criança, ver um lindo pôr-do-sol, tudo isso faz parte de nossa vida. Basta saber olhar...

     Pequeninas coisas podem se tornar grandes, é só querermos.

     Se pensarmos bem, veremos que a felicidade está dentro de nós mesmos, é a maneira de encararmos a vida, é a maneira de nos posicionarmos diante dela.

     Para ser feliz basta um “mínimo” que, se bem aproveitado, pode ser tornar um “tudo”.

     Mudar a maneira de ver o mundo pode ser a chave de todos os nossos problemas (ou experiências...). Vamos mudar? 
 
Texto de Cecy Kirchner
Foto ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário