quarta-feira, 3 de julho de 2013

A vida é sempre um recomeço



     O final do ano já bate à nossa porta. E com ele, os nossos propósitos para o ano que se inicia. É mais um ciclo da vida que chega ao fim. É mais um recomeço. E para começar com o coração limpo e leve é preciso deixar para trás nossas mágoas, nossos ressentimentos, para que tenhamos o coração preparado para tudo o que nos está reservado.

     Parece que com todos é assim. No final do ano colocamos em xeque todos os nossos problemas e dissabores, tomamos resoluções para o ano que se inicia, enfim, queremos sempre recomeçar. Quantas vezes já recomeçamos alguma coisa?
A vida é sempre marcada por recomeços, em todas as suas fases. Nada como um final de ano para que renovemos nossos bons propósitos.

     Mas, será que nossos bons propósitos bastam por si só? Por certo que não. Nos momentos de festa desejamos um feliz ano novo, muita saúde, prosperidade, amor... Mas, o que fazemos de concreto no ano todo, em cada dia de nossa vida, para que esses bons propósitos se tornem realidade? Muito pouco... Estamos sempre adiando o início de uma ação qualquer. Não adianta desejarmos saúde se nos empanturramos de tudo o que é venenoso para nosso organismo. Não adianta desejarmos prosperidade se cruzamos os braços, se gastamos mais do que temos.

     Não adianta desejarmos paz se somos os primeiros a levantar de mau humor, brigando com nossa própria sombra. Projetos bons, mas vazios de ações.
     É muito bom que façamos uma retrospectiva de nossa vida. Pensemos nos momentos bons, na felicidade. Se lembrarmos de nossa infância, por certo constatamos que tivemos bons momentos, momentos felizes em companhia de nossa família. Quantas vezes não tínhamos os brinquedos que tanto queríamos, mas sabíamos que estávamos seguros, amparados e amados por nossos pais. Nossos momentos felizes, em sua grande maioria, não dependeram dos outros, de dinheiro, de lucros, de coisas materiais. A felicidade não depende de nada disso, é um estado de espírito. Somos felizes quando estamos em paz conosco mesmos, com os nossos semelhantes. Somos felizes com pouquíssima coisa. A verdadeira felicidade não está atrelada a nada, ela é simplesmente vivida...

     O futuro depende de nossos atos no presente, no hoje, no agora. Portanto, vivamos intensamente esse presente, sem prejudicarmos ninguém, procurando voltar nosso olhar para os que nos rodeiam. E, sobretudo, pensar que nunca é tarde para recomeçar. E nem deixar nossa falta de humildade falar mais alto. Não existe vergonha alguma em repensar toda uma vida, reconhecer seus próprios erros e ter coragem para recomeçar. Mãos à obra!

     Façamos um exame de consciência e firmemos nossos propósitos para mais este recomeço. E que 2007 seja todo pontuado de ações gratificantes para que este seja um feliz recomeço.
     A todos vocês, um feliz ano novo, com aquela paz interior, muito amor e com a verdadeira felicidade. Que mais podemos desejar? 

Texto de Cecy Kirchner
Foto ilustrativa


Nenhum comentário:

Postar um comentário