terça-feira, 23 de julho de 2013

A visão divina do homem (Parte I)


     Nossos pontos de vista variam. Vemos segundo nossos padrões individuais.
     Se, ao subirmos uma montanha, observarmos ao redor, notaremos que o panorama vai se modificando a cada passo dado para cima. Quando estamos no vale, lá embaixo, nosso campo visual será limitado e teremos uma visão muito restrita da região onde estamos. Na medida em que subimos, nossa vista atingirá locais antes desconhecidos e compreenderemos melhor, de modo mais amplo e verdadeiro, onde estamos.


 
      Vamos substituir agora o exemplo figurativo da nossa montanha pela palavra Evolução, com um sentido teosófico de aperfeiçoamento individual, abrangendo a criatura como um todo, físico, emocional, mental, etc. Ou seja, de um modo interior e exterior. Com o auxílio de nosso exemplo, veremos que, na medida em que as criaturas vão subindo em evolução, o nível de percepção do Mundo vai se alterando. Quanto maior for a conquista da evolução, melhor e mais perfeita será a visão da criatura e da criação. Mas, aqui não se trata de uma visão física, externa, como no exemplo da montanha, mas sim de um amplo sentido de percepção, em todos os ângulos, tantos externos como internos. Tanto de si mesmo quanto daquilo que existe ao redor.

 
      Já  se pode compreender porque existe em cada criatura um modo de ver diferente dos demais, e cada um de nós defende seu ponto de vista como verdadeiro. E pode-se entender que relativamente é verdadeiro. Se compararmos a Evolução com uma imensa montanha, veremos que em toda a sua volta existem muitos caminhos para que se possa subir por ela, e cada ponto desses caminhos dará uma visão diferente dos demais.

 
      Portanto, toda polêmica ou discussão é infrutífera no sentido de querer-se impor um ponto de vista pessoal. Cada um vê a criatura e a criação de um ângulo todo próprio e particular que é diferente dos demais, principalmente se estão escalando a montanha em lados opostos.

      Outro ponto a considerar é que cada ser humano, ao avançar um passo a mais na Evolução, melhora a sua visão e vê com mais clareza do que via antes. Muitas vezes, reagimos em mudar nossos pontos de vista sobre determinadas coisas e isso torna nossa caminhada mais difícil, pois nos prendemos em idéias fixas. Se queremos escalar um ponto mais alto da Montanha da evolução, temos que abandonar o ponto onde paramos com toda a visão que ele nos oferece, por mais que nos agrade. É necessário ter a convicção que de um lugar mais acima pode-se ver sempre bem melhor.
Texto de Iran Kirchner
 Foto Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário