sexta-feira, 9 de agosto de 2013

A Visão divina do homem (Parte III)



  Toda essa superficialidade sem sentido cria na vida uma instabilidade muito grande. A criatura comum não tem armas para enfrentar esses perigos e geralmente cai nessa armadilha. Esta falsa visão é tão enganosa que nos faz acreditar que estamos sendo vencedores quando, na realidade, estamos perdendo a todo o instante.

     Podemos notar o quanto é importante a conquista de uma melhor Visão, pois assim pode-se derrotar o grande inimigo que se mantém às custas da ignorância, da ilusão, do superficialismo – o personalismo.

     Se tentarmos imaginar como a criatura marginalizada vê o mundo e a si mesma, ficaremos compadecidos de nossos irmãos que se encontram nos primeiros degraus da Evolução Humana e até ignoram que existam caminhos e saídas para condições melhores. Se nós nos sentimos intranqüilos pela pouca segurança, eles sentem-se muito mais, pois todo o mundo está tentando caçá-los por todos os meios. A desconfiança é uma companheira permanente dessas pessoas. A segurança que nós consideramos precária, para eles não existe em lugar algum, e a Liberdade, muito menos. Sentimentos de fraternidade, amizade e confiança são raros.

     Imaginemos agora qual a visão das criaturas que já estão em graus evolutivos bem acima do comum das pessoas. Os filósofos, os humanitários, os religiosos sinceros e honestos de todas as crenças, os artistas, poetas, pintores, escritores, músicos que usam o talento que têm para exaltar os valores superiores da criação e do Criador. Com que olhos estas criaturas vêm seu semelhante? Com desconfiança? Com medo? Muito pelo contrário. Eles não vêm apenas as aparências com seus falsos valores, mas penetram com mais profundidade a sua visão e consideram o ser humano de um valor inestimável, independente da cor, raça, cultura e até os marginalizados pela lei são considerados com mais tolerância. Mas, qual será o motivo que leva essas pessoas a ver seus semelhantes de modo tão diferente do que é visto pelas criaturas comuns? Será a cultura? Creio que não, pois entre pessoas comuns existem muitas com elevada cultura. Existem sim, valores superiores que começam a florescer como a intuição, o discernimento, a sabedoria que é superior ao conhecimento, a solidariedade, o auto-sacrifício, etc.

     Tudo isso lhes dá um grau evolutivo maior, sua visão é  menos limitada, eles vêem de um ponto mais alto, mais amplo, têm mais confiança e liberdade.

     Se estudarmos a vida dos grandes Guias da Humanidade como Cristo, Buda, Krishna, Zoroastro, Maomé notaremos coisas extraordinárias, sabedorias profundas, feitos incríveis, uma visão Divina, perfeita de tudo. Tão elevada é a visão desses Seres que a linguagem humana ficou pobre para transmitir o que vêem e sabem.
Texto de Iran Kirchner
Foto Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário