domingo, 6 de outubro de 2013

Multiplicidade na Unidade!


     Os sentidos exteriores nos mostram uma multiplicidade infinita de formas, cores, energias, movimentos, ações e reações, que nos deixam aturdidos diante de um espetáculo fascinante. A natureza nos assombra com revelações fantásticas das combinações entre os reinos mineral, vegetal e animal, deixando cientistas e filósofos pasmos diante do milagre da vida.

     O ser humano, com sua atuação criativa, vem aumentando essa diversidade em todos os níveis, manipulando associações de elementos para inventar outros mais complexos, copiando a natureza e acelerando o processo. Aprendeu observando as associações naturais de elementos simples.

     Tomemos como exemplo dessa interação espontânea, o nosso próprio corpo que aglutina em si diferentes elementos naturais e simples com o ferro, cálcio, fósforo, oxigênio, hidrogênio, etc. Cada elemento é uma pequena unidade estável com características próprias a que damos o nome de átomos de ferro, de cálcio, etc.

     O sentido de unidades associadas continua: elementos simples formam elementos compostos. Por exemplo: hidrogênio mais oxigênio formam o H2O, a água, a base da vida. Elementos compostos formam células orgânicas e estas os órgãos funcionais do corpo físico que se completa. E, finalmente, com a associação de uma unidade mental e outra emocional, tomamos consciência de nós mesmos como seres humanos racionais. Esse é o milagre da Unidade da Vida atuando na multiplicidade dos elementos naturais.

     Esse Princípio de Coesão associativa continua: indivíduos formam casais, que formam famílias. Famílias interagindo no meio ambiente produzem comunidades. Das comunidades surgem as vilas e as cidades e destas, os Estados e as Nações. Toda a humanidade tem sua origem nesse Princípio de Unidade Criativa, integrando com ela todos os Reinos naturais que formam o planeta Terra, um macro “eletron” dentro do macro “átomo” que é o nosso Sistema Solar.

     Quando admiramos o céu estrelado, ficamos face a face com a Infinita Unidade da Vida. Cada estrela é um Sol, talvez maior que o nosso e com ele muitos planetas, talvez maiores que a nossa Terra. Todas as estrelas juntas formam a Via Láctea, expressão luminosa que integra a nossa galáxia, uma entre uma infinidade de outras aglomerações estrelares do Universo. Tudo está em perfeito sincronismo, com velocidades astronômicas, dando apenas a aparência ilusória de imobilidade.

     Quando a Ciência e a Religião souberem valorizar suas convergências indicativas, em sintonia com a Unidade Universal da Vida, poderão compartilhar entre si valores indispensáveis para o equilíbrio da Unidade Humana.

     “Oh Vida Oculta que vibras em cada átomo, em cada partícula, em cada energia. Oh Luz Oculta que brilhas em cada consciência, em cada percepção. Oh Amor, Sabedoria e Poder, que a tudo envolves em uma Infinita Unidade. Que eu possa ser um Contigo e com toda a Vida.”

     Somos todos UM com o Todo.
Texto de Iran Waldir Kirchner
Foto Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário