sábado, 28 de dezembro de 2013

Feliz Ano Novo?! Que loucura...



     Feliz Ano Novo a todos vocês, meus amigos! Que 6719 possa lhes trazer muita paz, alegria e felicidade!

     Vocês devem estar pensando: ela está completamente maluca! Deve ter pirado de vez! Não é nada disso. Muitos povos comemoram o ano novo no equinócio da primavera (no hemisfério Norte é  primavera; no Sul, é outono). Para os rosacruzes, por exemplo, no dia 21 de março é comemorado o Ano Novo. Para a Astrologia, também é nessa mesma data que começa o ano astrológico, com o início do signo de Áries, o primeiro do Zodíaco.

     Nosso calendário já mudou várias vezes. Estamos no ano de 2006 da Era Cristã e usamos o calendário gregoriano, que foi adotado no ano de 1582. Portanto, há 424 anos. Se adotássemos o calendário Juliano, estaríamos no ano de 6719. Se o calendário usado fosse o Egípcio (que é o utilizado pelos rosacruzes), estaríamos no ano 3359.

     As comemorações de qualquer data nos remetem ao fato histórico que nela ocorreu. Cada povo comemora as suas datas importantes de uma maneira, com um determinado ritual. Mas o que todos desejam, realmente, é  alcançar a verdadeira felicidade. E essa felicidade é como uma rede de pesca: feita ponto por ponto, laçada por laçada, nó por nó... A cada dia, a cada instante, construímos um pouquinho de nossa vida e o nosso final feliz depende daquilo que fazemos.

     Agora, mais um ano solar chega ao fim. Ano novo, vida nova! Quem já não ouviu essa frase? A celebração do Ano Novo está associada à renovação da vida e faz parte da tradição dos povos. Nós também podemos aproveitar a ocasião desse ano solar para uma comemoração e uma tomada de decisão. Todo final de ano repenso minha vida, faço um balanço de tudo o que vivenciei, firmo propósitos para o ano que se inicia.

     Sempre penso que o maior objetivo de nossa vida é a evolução. Não podemos parar, não podemos ficar olhando a vida passar. É preciso que tenhamos garra para evoluir sempre, aprender sempre, crescer, enfim. Mas, o que fazer para crescer, para evoluir? Aproveitar este início de ano solar para decidir o que fazer, onde e como, quer sejam pequenas ou grandes mudanças, em casa, no trabalho, ou talvez dentro de nós mesmos. Essas mudanças é que dão sabor à vida e nos fazem crescer. Até mesmo quando as mudanças chegam de surpresa provocam transformações. E também aceitar o que não pode ser mudado já é uma revolução, e bem positiva...

     Meus bons propósitos, aqueles como arranjar mais um tempinho para me dedicar à família, terminar os trabalhos que comecei, ser mais paciente, etc. etc., são acompanhados de outros: estudar, me dedicar a aprender coisas que possam vir em proveito dos que me cercam e, sobretudo, aprender a ser simples, a amar incondicionalmente, ver a beleza da vida. Com tantas opções de mudança, é necessário ouvir a voz interior, pois ela nos mostra o melhor caminho para decidir o que deve ou pode ser mudado e o que deve permanecer como está.

     Outra coisa importante: antes de começar a mudar a torto e a direito, é voltar no tempo e rever como tem sido a nossa vida, nossas escolhas mais importantes e o que delas resultou.

     Vou transcrever um trechinho de um artigo que li: “Não percebemos os hábitos e valores que incorporamos a cada instante. Preste atenção em suas escolhas diárias, grandes e pequenas. Veja se participou conscientemente delas ou se as decisões apenas aconteceram. Reveja-as no fim do dia. Essa é uma maneira de se manter centrado e decidir os passos com mais confiança.”

     Ufa! Depois de toda essa reflexão acerca do que é preciso mudar, será  que vou conseguir pelo menos realizar um pouquinho daquilo a que me proponho? Vamos olhar dentro de nós mesmos, vamos nos dar uma chance de crescer, dar uma chance ao próximo. Só assim a paz existirá de verdade em nossa vida.

     Que este novo ano solar possa trazer, em todos os seus dias, muita mudança, muito crescimento e muita paz.
Texto de Cecy Kirchner
Foto Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário