quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Prece e Devoção (Parte I)

 

  

Introdução 

Antes de iniciar o tema Prece e Devoção, quero tecer alguns comentários.

A Devoção aqui referida trata do AMOR A DEUS. Todos os tipos de devoção são também importantes e necessárias, mas como a Devoção ao Criador Impessoal é mais ampla e Universal, é a ela que vamos nos referir. Quanto à Prece, será considerada como um efeito da Devoção, pois discorrer sobre as diferentes qualidades de preces tomaria muito tempo.

Origem

O homem primitivo, ao tomar consciência do mundo físico a seu redor, ficou assombrado por tudo o que via. Nada entendia dos fenômenos naturais que se manifestavam em sua volta: o trovão, o terremoto, a tempestade. Sabia que eram terríveis para sua segurança, provocavam calamidades, destruição, fome e até a morte. Portanto, eram temidos e respeitados. 

      Admirava-se também daquilo que lhe era favorável e belo como o sol, a chuva, o vento, as estrelas, a lua, tudo que produzia segurança, alimento e alegria. 

      Via-se, em seu pouco entendimento, cercado de gigantes poderosos, dos quais dependia sua segurança. Em sua imaginação, eram deuses: uns bons, que lhe garantiam tempos de fartura, saúde e tranquilidade; outros maus, que produziam a fome, a doença e o caos. Diante disso, o homem primitivo supôs que poderia atrair a simpatia dos dons deuses e evitar a ira dos maus deuses, e para isso começou a desenvolver e cultivar certas cerimônias, com oferendas e sacrifícios, na tentativa de agradar aos deuses e gozar de sua proteção. 

      Nesse ambiente bastante nebuloso, começou a surgir no homem um sentimento mais forte, muito acima da afeição que tinha pelos seus semelhantes mais caros, pelas suas posses: um sentimento tão forte que ultrapassava todos os outros que até então ele sentia. Esse sentimento foi se desenvolvendo no tempo, aprimorando-se na observação e no conhecimento, distanciando-se daquele temor primitivo que tentava negociar com os fenômenos da Natureza, pois já nada mais queria em troca, a não ser aproximar-se cada vez mais da Causa daquele sentimento chamado Devoção. 

Texto de Iran Waldir Kirchner

Foto Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário