segunda-feira, 24 de março de 2014

Prece e Devoção (Parte V)


Exemplo da Natureza


      A Natureza, na sua aparente simplicidade, é uma lição viva de AMOR, de devoção. O sol aquece sem que haja um pedido para isso e nada pede em troca. O ar vivifica as plantas e os animais sem cobrar coisa alguma. A água, no seu ciclo constante, faz seu trabalho sem parar para ouvir elogios. A terra, esta mãe generosa tudo dá de si mesma: alimento, abrigo, ferramentas, adornos, remédios e, pelos restos que são lançados nela, como que agradecida, multiplica sua produção de dádivas a todos.

      Não  é, portanto, necessário devorar milhares de livros para se aprender alguma coisa sobre o AMOR, a DEVOÇÃO. Todos os livros do mundo juntos não podem ensinar o que se pode aprender de uma simples gota d’água, de um raio de sol, de um sopro de ar ou de um punhado de terra.

      Tudo está ao nosso redor e vemos bem pouco e entendemos menos ainda. Passamos fome diante de uma mesa farta, ficamos ressequidos de sede ao lado da fonte exuberante de água cristalina, sentimo-nos órfãos diante do Pai que nos rodeia por todos os lados com dádivas e atenções. Somos infelizes no paraíso divino. E por quê? Porque o homem ainda não aprendeu a AMAR, a ter DEVOÇÃO. Prefere apegar-se egoisticamente a coisinhas efêmeras, pequenas e supérfluas, ao invés de tomar posse de tesouros infinitos e eternos a que tem direito como FILHO DE DEUS que é, em verdade.

      Todo o Universo, toda a Manifestação Divina se fundamenta, se alicerça e se estrutura sobre a base do AMOR. Nada se cria, nada se desenvolve sem este Elemento Básico e Essencial. Sem ELE seria um caos total, a aniquilação, a morte, o vazio.

      Existe um triângulo sobre o qual se mantém toda a Manifestação Divina, toda a OBRA, toda a AÇÃO. Em palavras mais simples: estes três Elementos são: AMOR – SABEDORIA – PODER.

      O AMOR é a base como já vimos e sem ELE não existe sequência para os Elementos seguintes. Foi pelo doar-se continuamente, num amor de Amor, que a Natureza se aperfeiçoou, produzindo espécimes cada vez melhores em todos os seus reinos – mineral, vegetal, animal. Com este trabalho desapegado e contínuo, surgiu a experiência e daí a SABEDORIA, que é o segundo Elemento, mas que só se mantém graças ao primeiro, que é o AMOR, a base.

      A SABEDORIA ou o CONHECIMENTO, como uma criação do AMOR, permitiu uma maior expressão deste mesmo AMOR, em variações infinitas de formas, cores, tamanhos em tudo o que existe no Mundo Manifestado. E cada uma destas manifestações, por mais simples que sejam, são testemunhas vivas do próprio AMOR. A SABEDORIA sem AMOR não existe, pois fica sem base, torna-se estéril e fria, não cria, falta-lhe o elemento de união que é o AMOR.

      O AMOR, expressando-se com SABEDORIA em número infinito de manifestações, se mantém em toda a Criação com equilíbrio e justiça. Dessa perpetuação do AMOR, com SABEDORIA na Manifestação Divina, surge o terceiro lado do nosso triângulo, que vamos chamar de PODER.

      E o PODER legítimo, absoluto, inquestionável não é um poder tirano e cruel, mas um PODER REAL, VERDADEIRO porque está apoiado na base do AMOR com SABEDORIA.

      Este é o ensinamento que tudo na Criação Divina nos transmite, onde quer que estejamos e para qualquer ponto que olhemos: tudo é uma manifestação de AMOR, tudo que existe é um ato de devoção ao próprio AMOR, e que só ELE possui a SABEDORIA e o PODER.

      Concluímos que, enquanto o SER HUMANO – que também é uma manifestação Divina – não se tornar um canal livre para manifestar AMOR e DEVOÇÃO, como tudo o que existe, estará infalivelmente em desarmonia com todo o UNIVERSO e também consigo mesmo. E assim estará rejeitando a herança Divina que é a SABEDORIA e o PODER conquistados pelo amor.
Texto de Iram Waldir Kirchner
Foto Ilustrativa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário