quarta-feira, 21 de maio de 2014

O ser humano e a unidade da vida (Parte II)


      O ser humano, tal como conhecemos hoje, com a mente já desenvolvida e outras qualidades mais, é bem diferente do animal pré-histórico, que foi na sua origem. E continuaria ainda sendo um primata instintivo e errante, pouco diferente dos demais animais, se não recebesse naquele corpo primitivo uma Unidade mais sutil e especial. Da associação de duas unidades – uma física e instintiva e outra espiritual e intuitiva – foi possível que um processo evolutivo muito especial começasse. E foi graças a esta soma de unidades diferentes que nos diferenciamos entre todos os seres da Natureza e chegamos ao que somos agora – seres humanos conscientes de si mesmo e do mundo ao redor – sendo isso apenas um início de nossa jornada, pois é de nossa natureza buscar sempre avançar rumo ao Infinito Desconhecido. Se somos o que somos e pretendemos ser aquilo que idealizamos, devemos tudo isso à presença atuante de um fator de unidade da Vida.

      O ser humano, como um indivíduo, é compelido naturalmente a unir-se a outros indivíduos. A família é um exemplo desta tendência. Todos se sentem atraídos à convivência familiar. As pessoas sacrificam a sua independência em viver só para si próprias, isoladamente, e se prendem a um grupo familiar. Lutamos e nos sacrificamos pela família onde estamos, mantendo a sua coesão e sua unidade. Isso não é um fato fora do comum ou extraordinário, mas uma tendência geral, de toda a maioria. O motivo desta atitude é que a família forma uma unidade superior àquela representada pelo indivíduo isolado, é muito mais significativa em seu valor, pois é na associação familiar, em um trabalho conjunto e harmonizado, que o indivíduo nasce e se consolida. Uma prova da superioridade da família em relação ao indivíduo é que pode acontecer que uma pessoa se sacrifique para manter a unidade do conjunto e isso não é incomum; mas, pode também a família expulsar uma de suas partes, se esta põe em risco a unidade familiar, e isto não nos é incomum.

      Vamos ampliar ainda o sentido de Unidade que estamos tentando compreender. Se várias famílias, com atividade diferente, têm, entre si, pontos comuns de interesses e afinidades, formarão espontaneamente uma comunidade organizada com recursos e normas que beneficiam a todas as famílias que a compõem. E temos já uma outra unidade muito mais significativa e importante por sua atuação e finalidade: a Comunidade.

      Progressivamente, teremos uma seqüência de unidades interligadas que se completam entre si, formando outras maiores. Do ser humano, a família, comunidade, estado, país, continente e Humanidade; cada unidade dessas compreende não apenas as pessoas em si, mas o meio ambiente que existe ao redor delas, formando condições de coexistência. Portanto, não podemos dissociar a Humanidade composta de seres humanos, do meio onde vive e que cooperou para seu aparecimento. Macro-unidade, que chamamos aqui de Humanidade, compreende tudo o que existe no Planeta Terra.

      Chegamos a um ponto importante que merece pensarmos com mais profundidade e amplitude. É normal que tenhamos dificuldades e dúvidas ao tentarmos abranger este novo conceito de Unidade tão vasto e complexo. Não é  costume comum raciocinar nestes termos, se contarmos apenas o número de pessoas que existem sobre a Terra, é fácil de abranger com a mente, a dificuldade está em ver tudo isso interligado entre si, seres humanos e o meio onde estão, incluindo tudo, desde os minerais que estão sob nossos pés, todo o tipo de vegetal que existe. Todo animal, por mais microscópio que seja, a atmosfera que nos envolve, etc., estamos acostumados a focalizar e analisar coisas isoladamente, em nossa vida comum, e muito pouco nos interessamos pela interligação entre o que vemos, pois a imagem que percebemos é apenas uma mínima fração superficial daquilo que é em realidade.

      Hoje já se fala bastante sobre determinados assuntos como fome e miséria por falta de boas condições de vida em lugares que já foram de bom clima e fartura. Fala-se muito sobre a devastação do solo e dos diversos tipos de poluição. Já nos preocupamos com a expansão demográfica em certas regiões e tememos uma futura super população. É bastante comentada a necessidade urgente da preservação do meio onde vivemos. Comenta-se até sobre a possibilidade de uma 3ª Guerra Mundial e suas conseqüências imprevisíveis.

      O ser humano, sempre mais preocupado com coisas que vê bem perto de si, pode pensar que a situação não é tão grave como aparenta ser, e que a imprensa sensacionalista só procura vender suas notícias. Mas, analisando melhor, nota-se que esses avisos são válidos como um alerta a cada criatura humana, para que tome real consciência como parte de uma unidade que a envolve e se desiluda de que é um ser independente e isolado como meio onde está.

      Já  tivemos experiência de que, quando uma unidade, seja qual for a sua importância, é ameaçada em sua estrutura, por uma das partes que a compõem, haverá, automaticamente, a tendência em eliminar a parte que coloca em risco todo o conjunto. É como, por exemplo, quando temos um órgão de nosso corpo doente, sem cura, e que nos está contaminado, pondo em risco a nossa vida, não teremos dúvida em extirpá-lo para preservar o conjunto que está saudável.

      Portanto, se cada criatura por si mesma não tomar consciência deste fato e não agir em harmonia com esta Lei Universal, a lei da UNIDADE, estaremos todos nós juntos preparando condições para uma provável extinção do elemento discordante que tenta desequilibrar a unidade à qual pertencemos.

      União  é uma constante em toda a Criação, desde o átomo até  as galáxias do Universo, desde o microcosmo até o macrocosmo, desde o mais infinito animal até a criatura humana. De pequenas unidades a outras unidades maiores, esta é a Lei. A toda criatura é dada a oportunidade de participar nesta Grande Obra. Estará, assim, em harmonia dentro de uma Colossal Unidade. A Unidade da Vida, em todos os planos, nunca foi um sonho abstrato dos Mestres, Sábios e Santos, mas uma Pura e Simples Realidade em todos os tempos, quer aceitemos ou não.
Texto de Iran W. Kirchner
Foto Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário