terça-feira, 20 de maio de 2014

A natureza e a unidade da vida (Parte I)


      Para nos aprofundarmos neste estudo, é necessário iniciarmos com exemplos, os mais simples possíveis, de coisas que nos são conhecidas e comuns em nossa vida. Isso por parecer monótono e enfadonho, mas tem grande valor de fixação em nossa mente e nos recordará facilmente o assunto quando encontrarmos estas palavras durante o dia-a-dia. Nenhum benefício nos trará o estudo, se não procurarmos aplicá-lo diariamente para que possamos tirar o máximo proveito em nossa vida prática.



      O átomo será nosso primeiro exemplo de uma pequena unidade, pois é bastante comentado nos dias de hoje. É uma partícula infinitesimal, antes tida como indivisível, mas já sabemos ser formada de muitas outras partes, bem menores ainda. O átomo pode ser comparado com nosso sistema Solar. É bem semelhante. Tem um centro ou núcleo maior e, ao seu redor, giram, em órbitas distintas, partículas menores em movimento constante, como o nosso Sol, tendo os planetas girando ao redor. Cada átomo é uma pequena unidade estável, equilibrada e harmônica por si própria, mas ele é formado de partes diferentes e distintas entre si, com características e propriedades também distintas. Se tomarmos cada uma destas partes e a separarmos do conjunto, teremos um valor próprio em todas elas, mas muito reduzida, quando comparado com o valor do átomo, pois é somente o átomo que formará os elementos simples da Natureza, sólidos, líquidos e gasosos.

      Já  vemos aqui, neste exemplo, o sentido característico de Unidade a qual nos referimos. Repetindo: partes que isoladas têm um valor mínimo e indeterminado, atraídas e unidas entre si, criam algo de maior valor e significação. Partículas dispersas e instáveis quando isoladas, formam elementos estáveis e atuantes na Natureza quando unidas em harmonia. Estes elementos simples como oxigênio, hidrogênio, carbono, sódio, cálcio, ferro, ouro, etc. são tijolinhos que compõem toda a matéria física que existe em nós e ao nosso redor. A importância década átomo, pela sua participação na natureza, é transmitida a cada uma das partículas que formam o átomo pois, pela falta de apenas uma delas, o conjunto todo está em risco de desequilíbrio.

      Para melhor demonstrarmos o sentido de Unidade, vamos continuar com nossos exemplos: os diferentes arranjos de partículas minúsculas formam átomos diferentes, que dão origem a elementos diferentes. Quando átomos diferentes se associam entre si, formam outras unidades bem maiores, chamadas de moléculas. Por exemplo: quando átomos de hidrogênio e de oxigênio se unem em determinadas proporções, formam o que conhecemos pelo nome de água ou H2O.  As moléculas têm papel muito mais atuante na Natureza, como é o da água, que conhecemos tão bem, e assim é com todos os elementos compostos que se associam entre si. O processo não pára, continua sempre em marcha evolutiva. Da associação de moléculas diferentes, surgem outras unidades bem maiores chamadas de células, que são as bases na formação dos seres vivos. Notamos sempre uma constante nesta contínua associação de unidades. É que as unidades seguintes que surgem assumem um grau de importância maior pela função que podem desempenhar.

      De um conjunto de células interligado, surge o tecido orgânico animal. É pela associação de tecidos diversos, cada qual com propriedades diferentes, que é possível o aparecimento dos órgãos de um corpo humano, como cérebro, coração, pulmão, intestinos, etc. Diversos órgãos, com suas funções diferentes e específicas formarão aparelhos ou sistemas com o aparelho digestivo, formado por diversos órgãos, aparelho respiratório, sistema nervoso, aparelhos motor, visual, auditivo, reprodutor, etc. E é da união harmoniosa desses aparelhos e sistemas, cada qual cumprindo uma tarefa bem determinada, que foi possível a formação do corpo humano físico que possuímos. O corpo humano é uma unidade de física em si mesma, e muito mais imponente e significativa que as unidades já citadas, mas só é possível a sua composição pela associação gradativa daquelas unidades menores, desde o simples átomo pelo qual começamos, e moléculas, tecidos, órgãos, aparelhos, até corpos, onde chegamos agora.

      Todos nós aqui possuímos um corpo físico. Como unidade física, o corpo é completo. Mesmo que sejamos materialistas, não podemos negar esta prova concreta, que testemunha por si mesma: a atuação e a presença da Unidade da Vida em nós próprios.

      É necessário agora, para concluir, observarmos três pontos importantes que aparecem nesta nossa análise e que aparecerão nas próximas seqüências: 1º ponto – há sempre uma associação progressiva de unidades cada vez maiores, revelando outras unidades ascendentes em idealização, planificação e execução. 2º ponto – todas as partes, por menores e mais simples que sejam, que compõem cada unidade, são beneficiadas proporcionalmente à atuação do conjunto. 3º ponto – observa-se a presença contínua de Algo Desconhecido que faz surgir associações progressivas de unidades diversas, que testemunham um Plano Consciente e Inteligente, sem o qual nada acontece.
Texto de Iran W. Kirchner
Foto Ilustrativa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário