quarta-feira, 25 de junho de 2014

A consciência da unidade da vida (Parte V)


      Quando em nossa vida começamos a observar que muitas coisas não deveriam ser como são, que algo está errado, surgem perguntas para as quais não encontramos respostas na vida comum. Começamos a nos interessar por assuntos filosóficos e religiosos, procurando uma explicação das razões de tudo isso. Em todas as religiões se fala sobre a grande ilusão da vida material e o quanto o homem é enganado por ela. Todas as pessoas que buscam explicações sobre esses assuntos o fazem por não acreditarem muito naquilo que vêem, ou seja, começam a duvidar do mundo aparente onde estão. É interessante colocarmos aqui algo simples que nos auxilia. Todos nós já tivemos esta experiência e demos pouca importância ao fato.


Algumas vezes, quando estamos dormindo, temos sonhos estranhos, coisas absurdas e impossíveis acontecem, percebemos que aquilo não é verdadeiro, não acreditamos no que presenciamos, só pode ser uma ilusão. É neste ponto, em que no sonho percebemos que estamos sonhando, que acordamos e o sonho se desvanece por si mesmo. É assim, em nossa vida, o modo é semelhante: não aceitamos e não entendemos nossos sonhos e procuramos explicações para eles. Isso é sinal de que alguma mudança já está ocorrendo em nós e que poderá nos levar a despertar.

Cabe aqui uma pergunta muito justa: Por que já não acordamos se, há algum tempo, temos consciência de que esta vida é uma ilusão? A pergunta é válida baseada na nossa história acima, mas o que não sabemos é há quanto tempo e há quantas encarnações estamos dormindo sem desejar despertar. Portanto, não podemos querer acordar de uma hora para outra. Tudo é gradativo e necessita de esforço. A natureza não dá saltos.

      Um ponto importante é que, se estamos interessados por assuntos religiosos e filosóficos, é pelo fato de não estarmos muito satisfeitos com nosso sonho particular. Se assim não fosse, não estaríamos aqui agora, mas em muitos lugares outros, onde poderíamos alimentar nossos sonhos.

      Quando lemos assuntos sérios sobre religião e tratados espirituais, aprendemos neles os ensinamentos dos Grandes Mestres, dos Sábios e dos Santos. Se verificarmos com atenção, notaremos que sempre usam as mesmas palavras com muita insistência e recomendação. São palavras aparentemente comuns e simples, mas que significam muito.

      Os Mestres nos falam sempre sobre Trabalho, Perseverança, Equilíbrio, Harmonia, Discernimento, justiça, Igualdade, Solidariedade, Fraternidade, União e Amor. Todas essas pequenas palavras são predicados expressivos de algo Único. São códigos cifrados que caracterizam uma UNIDADE ABSOLUTA, uma CONSCIÊNCIA ÚNICA E UNIVERSAL, ONIPRESENTE E ONIABARCANTE. Não são simples palavras de um sonho remoto e longínquo, mas se referem a uma ÚNICA E SÓ REALIDADE UNICIENTE E UNIPRESENTE.  Estes códigos são usados para que, ao utilizá-los na prática, possamos abrir nossa consciência interior e conhecer e recordar o que esquecemos ao mergulhar no sonho que estamos agora. Qualquer tentativa que for feita sem a aplicação desses códigos secretos, será pura infantilidade, pois nada será conseguido. A natureza é sábia e nos dá sempre uma pequenina amostra do que podemos alcançar quando acordamos. Esta é uma herança que é nossa por direito de nascimento mas, para tomar posse, teremos que nos identificar como FILHOS REAIS desta UNIDADE. Trazendo sempre conosco suas mesmas características e, dentre elas, especialmente a menor, que tem apenas quatro letras: AMOR. Não é o amor simulado para parecermos pessoas de bem, nem o amor que negocia e pede sempre algo em troca e nem mesmo o amor submisso por medo de castigo. Este AMOR não conhece barreiras, está acima de qualquer preconceito seja qual for. É silencioso e imperceptível mas ao senti-lo, vibramos com todo o nosso ser e é por si mesmo uma dádiva Divina que nos embriaga até o êxtase. Este AMOR é a voz da UNIDADE em nós, pois nos faz ver tudo com simpatia e bondade, desde o humilde grão de areia até uma cintilante estrela.

      A Unidade da Vida é mantida por Força Extraordinária, é  um Elo de união entre todos os humanos e com todo o Universo. 

“Ó Vida Oculta, que vibras em cada átomo, ó Luz Oculta, que brilhas em cada criatura, ó Amor Oculto, que a tudo abranges na unidade, que todo aquele que se sente uno contigo, que ele seja uno com todos os outros. Que eu possa senti-lo e vivenciá-lo, em todos os meus pensamentos, sentimentos e em todos os meus atos. E assim, estarei em harmonia com toda a vida do Universo, em todos os reinos da criação, em todos os planos evolutivos e em todos os níveis de consciência”.

Annie Besant 

“Deus, concedei-me a Serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, Coragem para modificar aquelas que posso e devo, e Sabedoria para perceber a diferença.”  (FIM)
Texto de Iran W. Kirchner
Foto Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário