quarta-feira, 11 de junho de 2014

Egoísmo (Parte IV)


      O egoísmo é um inimigo mortal, é mortal porque destrói todo sentimento latente superior, verdadeiro guia para que possamos acordar. É o egoísmo que nos leva a afundar mais ainda na ilusão da separatividade, nos torna insensíveis, ilógicos e até irracionais. Tudo o que põe em risco nosso tão querido e intocável sonho pessoal, é atacado instintivamente sem que haja tempo sequer para pensar com bom senso. Sentimentos como fraternidade, altruísmo, solidariedade são opostos ao egoísmo, que apenas se concentra em si mesmo e tudo o mais tem de girar em sua volta e ao seu dispor. Ele justifica todos os meios que possam trazer benefício ao ego pessoal e, em casos extremos, pode dominar totalmente as pessoas, fazendo que ignorem os mínimos direitos aos seus semelhantes em proveito próprio.

      Todos os Mestres aconselham a combatermos o egoísmo que possa existir em cada um de nós, por menor que seja. O motivo disso não é  apenas para que sejamos boas pessoas e não prejudiquemos o próximo, mas sim pelo fato de que os principais prejudicados seremos nós, pois dormiremos cada vez mais profundamente, com pesadelos outros que nos prenderão, tornando cada vez mais difícil acordar para a realidade. Nem a morte do corpo físico pode livrar esta criatura deste pesado fardo, que terá de carregar por muitos ciclos até resgatar o débito devedor acumulado.

      Portanto, o egoísmo é um sentimento contrário a qualquer conceito de Unidade, por mais simples que seja. Já vimos vários exemplos de unidades, desde o átomo até a Humanidade, e que todas elas são mantidas por um trabalho conjunto em benefício de todas as partes. Suponhamos que partes destas unidades sejam egoístas, pensando só em si mesmas. Com toda a certeza, o equilíbrio estaria ameaçado e todo o conjunto sofreria com isso.

      Egoísmo é sinônimo de separatividade e onde ele existe não há  trabalho de conjunto harmônico; ele quebra o sentido de Unidade Interna que temos. Concluindo, a falta de consciência e prática da Unidade da Vida em todos os sentidos, leva as criaturas a se aprisionarem na rede de coisas superficiais e ilusórias e, quanto mais acreditarem nestas ilusões, mais sufocadas ficarão em suas malhas.
Texto de Iran W. Kirchner
Foto Ilustrativa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário