terça-feira, 16 de setembro de 2014

Orai e Vigiai!



Um peregrino percorria uma trilha na mata, admirando e agradecendo a Deus por tudo o que encontrava na natureza que demonstrava a perfeição da criação. Em determinado ponto, encontra um andarilho que vinha em sentido oposto, que lhe falou:


 – Amigo, cuidado que nesta região tem uma fera perigosa que ataca de surpresa as pessoas desprevenidas. Seja vigilante e esteja preparado para afugentá-la.
     E o peregrino, muito devoto, respondeu:
     – Eu nada temo, pois Deus e seus anjos me protegem.
     E assim seguiu em frente, orando despreocupadamente.
     Após algum tempo de caminhada, encontrou uma segunda pessoa que lhe disse:
     – Cidadão, encontrei bem lá atrás um animal hostil que tentou atacar-me, mas como eu estava prevenido com meu cajado, consegui afugentá-lo. Previna-se e fique alerta.
     E o devoto respondeu:
     – Tenho fé em Deus, nada me acontecerá.
     E o peregrino continuou sem se preocupar com os avisos recebidos.

Encontrou ainda uma terceira pessoa que o alertou para prevenir-se para um possível encontro com o perigoso e desagradável animal. Mas tudo isso em nada mudou sua atitude, alegando sempre a sua confiança na Providência Divina. 

E, de repente, quando estava em seu enlevo devocional, a fera o ataca de surpresa. Sem nada nas mãos para proteger-se, foi agredido e ficou muito machucado. Seus gritos de pavor, de dor e indignação afugentaram a fera que, rosnando, desapareceu na mata. Estropiado e indignado, pôs-se de joelhos ali mesmo e orou:
     – Meu Deus, por que deixaste me acontecer essa desgraça? Eu O adoro com toda a minha devoção, faço todas as obrigações e penitências e assim mesmo teus anjos não me protegeram.
     E, abalado e revoltado, ficou em silêncio, tentando entender o abandono d’Aquele que ele tanto amava. Então, uma voz soou no fundo de sua alma:
     – Meu filho amado, Eu nunca te abandonei, estou sempre presente para protegê-lo. Mandei até meus anjos intuírem a três pessoas bondosas para te alertarem do perigo. Por três vezes você não Me ouviu. Orar é muito bom, mas vigiar os sinais que eu sempre mando é também necessário.

     Quantas vezes todos nós, peregrinos da Vida, já nos comportamos da mesma maneira que o orgulhoso devoto. Deixamos de ver os sinais indicativos que a Vida nos aponta para que a nossa jornada seja a melhor possível. Tudo que nos rodeia, tudo que encontramos, tem uma mensagem para cada um de nós. Cabe-nos estar atentos, vigilantes e sabermos interpretar o que a Vida sinaliza.

     Uma palavra amiga, uma boa leitura, uma boa música, a natureza exuberante, tudo conspira a nosso favor para o bem comum. Ninguém está desamparado. Nossos bloqueios criam situações individuais e essas, quando somadas ao coletivo, produzem circunstâncias que favorecem o aparecimento de problemas pessoais, familiares, comunitários, e daí por diante. Um círculo vicioso se forma e cada um de nós é responsável. Ou realimentamos o problema e sofremos as conseqüências, ou nos alinhamos com o Círculo Virtuoso da Vida e nos libertamos.

Texto de Iram Waldir Kirchner 
Foto Ilustrativa


Nenhum comentário:

Postar um comentário