quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Temor ou Amor?

    
 Uma parábola oriental nos conta a história de uma camponesa que saiu de sua casa para buscar seu filhinho na escola. Indo sozinha pelo caminho viu ao longe um grande cão, estranho e hostil. Sentiu medo e recuou, escondendo-se até que o animal passasse. Depois que o cão se foi, ela continuou sua caminhada. Apanhando seu filho na escola, voltava pelo mesmo caminho, já esquecida do que havia acontecido. A criança ia mais à frente, brincando, como sempre fazia.
De repente, surge o cão rosnando à frente de seu filho. Sem medo, a camponesa corre para protegê-lo, ficando em frente à fera, enfrentando-a com coragem, sem temer riscos para si. Corajosamente, afugenta o animal.

     O que deu coragem para ela vencer o temor que tivera antes? Que sentimento foi esse que a transformou, fazendo-a superar o medo e arriscar sua própria segurança? Por certo, foi a força de seu amor, despertado pela criança, que rompeu o bloqueio do temor que sufocava seus valores de coragem, de decisão, de liberdade.

     Quantas vezes nos deixamos sufocar pelo temor? Nossa liberdade de ação, de decisão, de coragem são bloqueadas pelo medo que alimentamos de alguém ou de alguma coisa.

     A história da humanidade está repleta de exemplos de altruísmo, de auto-sacrifício, de abnegação, de patriotismo. Todos eles têm sua fonte neste valor interior do ser humano – o AMOR – amor por uma causa justa, amor pelo semelhante, amor pela Pátria, amor pela verdade e amor a Deus.O AMOR permeia toda a criação. E é só pelo AMOR que temos o sustentáculo das verdadeiras ações e valores.

     Por meio do medo, muitas vezes somos dominados e levados por caminhos tortuosos e acabamos por perder nossa própria liberdade.
     Nossa liberdade, felicidade e realização dependem da ousadia em usarmos essa chave para acessar nosso tesouro oculto onde estão nossos valores espirituais. E assim, realizaremos o bom combate contra as forças manipuladoras que nos atemorizam e provocam a divisão, o domínio das pessoas, das famílias, das comunidades, dos governos e até mesmo das religiões. 

Texto de Iran Waldir Kirchner 
Foto Ilustrativa. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário