segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Do conhecimento à sabedoria!

Introdução (Parte III)



A mente, com todos os conhecimentos acumulados e com tanto domínio no plano físico e emocional, é uma ferramenta imprópria para ir mais além. O máximo que ela pode fazer é tangenciar estes limites, ou passar de raspão, mas nunca ir além deles.
      Mas, nada impede que a Mente receba impulsos que vêm daquilo que está  acima dela, desde que ela aceite e se prepare para isso. 



Aceitar no sentido de se conscientizar como sendo apenas um veículo ou um instrumento do Eu Superior. E preparar-se no sentido de afinar-se ao máximo para poder ser sensibilizada por vibrações muito mais elevadas.

      É como um instrumento musical de corda, por exemplo. Se não estiver afinado para uma nota bem alta da escala musical, as cordas não refletem as vibrações daquele tipo de som.

      Mas, quais e o que seriam estas vibrações superiores, ou valores superiores, que podem sensibilizar a mente e criar uma ponte de ligação entre o eu inferior e o Eu Superior mais além? Se procurarmos examinar com profundidade o sentido de certas palavras – por exemplo: fraternidade, discernimento, intuição, solidariedade, desapego, caridade – vamos notar que tudo isso pode ser sentido, mas não pode ser explicado mentalmente. 

Duas pessoas podem saber do que se trata por sentirem a mesma coisa, mas não por aprenderem por palavras. Esses valores superiores são apenas reflexos do que está acima do nosso eu inferior pessoal, é por isso que podem ser sentidos, mas não compreendidos mentalmente.

      Como o tema de hoje tem o título Do Conhecimento à Sabedoria, podemos colocar que esses valores superiores são como reflexos de Sabedoria. A Sabedoria é, então, a meta final do nosso Eu Interior.

     Pouco ou nada se pode falar sobre Sabedoria, mas podemos aprender muito com a observação de seus efeitos na criatura. E, melhor ainda, o que a carência dos valores de Sabedoria pode provocar.

     Não significa que eles não estejam sempre atuando, mas que existe uma resistência maior ou menor nas pessoas.

Texto de Iran Waldir Kirchner 
Foto Ilustrativa 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário