terça-feira, 29 de setembro de 2015

Meditação (Parte I)

Os recursos para a evolução:

            Nós, como consciências em evolução, dispomos de meios, condições, ferramentas sempre ao nosso dispor. Este conhecimento é vital para não confundirmos os meios com os fins, a ferramenta com o trabalho. Temos que saber usar estes meios, estes veículos de evolução, não há como deixá-los de lado, por conta própria. São ferramentas muito poderosas e complexas, não são inertes e nem desligadas e deixadas ao lado. Estão tão próximas de nós como consciências, que nos confundimos com elas. Esta confusão e falta de direção deixam-nas agir à vontade e entram em conflito, danificam-se e nos afetam.

            Os instrumentos que temos à nossa disposição, como consciências encarnadas, para evoluirmos aqui e agora, são um corpo físico, concreto, veículo de ação no meio também físico que nos rodeia; um corpo mais sutil que interpenetra o físico, semelhante à água que penetra a terra, composto dos instintos, desejos, emoções, sentimentos múltiplos, que estimula e movimenta o físico, semelhante à força da água que arrasta a terra; a terceira ferramenta ou veículo, ainda mais sutil que os primeiros, semelhante ao ar que flui tanto pelos líquidos como pelo sólido, é o que chamamos corpo mental, com pensamentos, imaginação, raciocínio, inteligência, análise e cálculos. Notamos que, quanto mais sutil e fino, mais força tem.

Pela nossa analogia comparativa da terra, da água e do ar, eles interagem entre si, com graus relativos de poder segundo seus movimentos e fluidez. O ar em movimento e penetração atua e ativa a terra e a água; da mesma forma, nosso mental ativado envolve e movimento tanto o emocional como o físico. Todos nós já sentimos de fato as conseqüências desastrosas da interferência caótica destes corpos entre si, o desastre é inevitável, são danos físicos, emocionais e mentais.

O caos no sistema de saúde é prova contundente disso: por mais remédios que se fabriquem, por mais hospitais, hospícios e prisões que se construam, enquanto não for investido em mais escolas, clínicas e formação de autoconhecimento ao público, desde a criança até o idoso, apenas se trata dos efeitos de um problema, e não da causa principal – o Ser Humano se conhece apenas da pele para fora, e é inevitável que só faça

            O que nos diferencia dos animais? Eles têm corpos até maiores e mais fortes que os nossos. Seus sentidos externos são mais apurados. Seus instintos naturais de preservação e procriação nos dão lições de vida. O que eles têm, mas como limitação segundo a espécie, é o talento que ganhamos, nosso veículo mental, nossa ferramenta de expressão, de raciocínio, de comparação, de análise, inteligência. 

continua...
Texto de Iran Waldir Kirchner
Foto Ilustrativa


Nenhum comentário:

Postar um comentário