sábado, 26 de julho de 2014

A busca natural do ser humano (A KARMA YOGA- Parte I)


        É pelo trabalho altruísta, sem espera de recompensa que aquele que procura a Perfeição desenvolve suas qualidades espirituais e se purifica pela perda do egoísmo pessoal. Pensando sempre no bem de seus semelhantes é que o Karma Yogue se desapega de si mesmo. Seus problemas e interesses superficiais não existem para ele quando procura ajudar os outros com problemas maiores que os seus.
    

O caminho da Karma Yoga deve ser seguido como ele realmente é: agir sem esperar recompensa ou prêmio pelo que foi feito. Se pensarmos em ser altruístas e caridosos para com nossos semelhantes, acreditando que assim procedendo estaremos fazendo um bem para a humanidade, já estaremos aguardando uma recompensa. E é aí que cometemos um grande engano. É a humanidade que nos faz um bem, realmente, nos dando a oportunidade de praticarmos o altruísmo e a solidariedade
.
      Quando encontramos alguém necessitado de uma ajuda, seja ela qual for, não devemos concluir que estaremos acumulando créditos a nosso favor. Devemos, sim, agradecer a oportunidade real que nos foi dada de servir ao semelhante, pois é esse trabalho contínuo que nos possibilita o desapego de nosso personalismo e de todos os defeitos que temos. Quando dominarmos o personalismo egoísta, estaremos dando oportunidade para que as qualidades latentes que temos se desenvolvam. São essas qualidades superiores que nos permitem avançar mais em nossa busca da Perfeição.

      Este é um ponto fundamental para se entender a Karma Yoga. Não devemos pensar somente que o Mundo necessita de nosso altruísmo, nós precisamos muito mais dele que ele de nós, pois é o mundo que nos dá  a oportunidade de exercitarmos nosso altruísmo e é com essas práticas que haverá uma modificação em nós.
      O Mundo é como uma escola, com exercícios e deveres. Os alunos necessitam mais da escola do que a escola dos alunos. Sempre haverá  oportunidade de praticar o altruísmo e a solidariedade enquanto houver a falta dessas virtudes nas criaturas.

      O lema do verdadeiro Karma Yogue é o trabalho sem apego aos frutos e não importa para quem, onde ou quando possa agir: o que ele realmente quer é estar sempre trabalhando para o seu semelhante.

      Quando queremos desenvolver nosso corpo físico praticamos exercícios para ficarmos em forma. Quando queremos aprimorar nosso intelecto, a agudeza de nosso raciocínio, estudamos, juntamos conhecimentos e praticamos exercícios mentais. Agora, se estamos em uma busca espiritual é muito lógico que deveremos desenvolver nossas qualidades superiores, só elas é que nos darão recursos para prosseguirmos em frente.

Texto de Iran Waldir Kirchner
Foto Ilustrativa



Um comentário:

  1. Quando trabalhamos para nosso próximo estamos empreendendo para nós. Crescemos, nos fortalecemos, nos equilibramos. Dar , partilhar é um prêmio.

    ResponderExcluir