quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Inferno verde X Paraíso de Pedra


Há  algumas décadas, quase tudo o que se referia à selva, às grandes matas virgens, recebia uma conotação negativa, de perigo, de ameaça, de mistério. Assombrados pelos contos fantasiosos sobre os perigos que rondavam aqueles reinos, a grande maioria evitava qualquer contato, com pavor até do que poderia lá encontrar. Serpentes, animais ferozes, plantas venenosas, canibais e muitas outras ameaças à vida humana. Realmente, a imagem transmitida era a de um verdadeiro inferno, onde as forças maléficas espreitavam os incautos

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Temor ou Amor?

    
 Uma parábola oriental nos conta a história de uma camponesa que saiu de sua casa para buscar seu filhinho na escola. Indo sozinha pelo caminho viu ao longe um grande cão, estranho e hostil. Sentiu medo e recuou, escondendo-se até que o animal passasse. Depois que o cão se foi, ela continuou sua caminhada. Apanhando seu filho na escola, voltava pelo mesmo caminho, já esquecida do que havia acontecido. A criança ia mais à frente, brincando, como sempre fazia.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Orai e Vigiai!



Um peregrino percorria uma trilha na mata, admirando e agradecendo a Deus por tudo o que encontrava na natureza que demonstrava a perfeição da criação. Em determinado ponto, encontra um andarilho que vinha em sentido oposto, que lhe falou:


 – Amigo, cuidado que nesta região tem uma fera perigosa que ataca de surpresa as pessoas desprevenidas. Seja vigilante e esteja preparado para afugentá-la.
     E o peregrino, muito devoto, respondeu:
     – Eu nada temo, pois Deus e seus anjos me protegem.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Amor à vida!



 Ame a Vida sobre todas as coisas (objetos, posses) e ame a vida do próximo como amar a sua própria Vida”, numa visão materialista. Ou, dentro da visão cristã: “Ame a Deus (doador da Vida) sobre todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo”.

     Com poucas palavras, o Mestre sintetizou todos os mandamentos antigos e todas as leis modernas e complementou: “Não faças a outrem o que não queres que te façam”.