terça-feira, 8 de setembro de 2015

Consciência - Parte III

A consciência de si mesmo e natural












      A Consciência é uma realidade em nós, mesmo nos seus aspectos mais exteriores, quando se usam apenas os sentidos físicos. Apesar dos véus enganadores do plano material ela está sempre presente.

      Agora, não é verdadeira a idéia de que quando não estamos usando estes meios não estejamos conscientes, apenas estaremos em um estado de consciência diferente. Por exemplo: se estou concentrado profundamente em determinado assunto, em atividade mental intensa, imaginando e fazendo deduções, com os sentidos externos praticamente apagados, estarei em outro nível de consciência, mas não inconsciente. Isso acontece com qualquer pessoa. 

Quando se pensa profundamente em um assunto importante, os movimentos ficam automáticos, os olhos ficam parados no vazio e, se alguém nos chama pelo nome, mesmo assim não atendemos. Somos inclusive chamados à atenção por estarmos alheios ao que se passa ao redor como se isso fosse um estado negativo. Nós mesmos temos provas de que isso não é algo negativo ou inferior pelo fato de que muitas vezes voltamos desses estados com soluções a questões difíceis do nosso dia-a-dia. Se podemos tentar resolver problemas complexos e ao mesmo tempo estarmos atentos a tudo o que se passa ao redor, os resultados serão mínimos. Portanto, sempre nossa consciência será melhor quando nos interiorizamos mais, ou melhor dizendo, quando afastamos um pouco o véu que esconde a consciência. 

      Sendo a mente concreta ainda do plano físico, mesmo assim está mais próxima da mente superior que não pertence ao físico, mas tem grande influência sobre a mente concreta, a mente comum. Outra prova do valor da Consciência no ser humano pode ser entendido se analisarmos os animais que, mesmo com sentidos muito mais evoluídos que os nossos, são ainda inferior, não existe consciência mental igual à nossa, a física prevalece.

      A falsa concepção de Consciência leva a criatura a ignorar e até  a repelir conceitos verdadeiros. Isso bloqueia a possibilidade de atingir-se níveis mais elevados de consciência e, com isso, fica o ser humano sem poder usar preciosos recursos que podem libertá-lo das limitações dos sentidos e lhe dar maior plenitude de ser. 

Texto de Iran Waldir Kirchner
Foto Ilustrativa

 continua...
      


Nenhum comentário:

Postar um comentário